Sínodo: Missa solene na Catedral de Pesqueira abre a fase diocesana neste domingo

Acontece neste domingo (17), às 10 horas, na Catedral Diocesana Santa Águeda, em Pesqueira, a solene celebração de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco para 2023. A missa será presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, e concelebrada por diversos membros do clero da Diocese de Pesqueira.

Com uma liturgia rica de simbolismo, os temas “Comunhão, Participação, Missão serão o enfoque central de toda a celebração. Um roteiro com o desenrolar de toda a celebração também foi enviado pelo Secretariado de Pastoral para as paróquias, áreas pastorais e reitoria, bem como um banner com a logo do Sínodo e uma vela especial a ser utilizada como elemento catequético-litúrgico pelas comunidades.

Após a Missa na Catedral, será a vez das paróquias, áreas pastorais e reitoria celebrarem este momento enquanto comunidade. Para isto, Dom José Luiz enviou carta aos párocos com a devida motivação para que o Sínodo, em sua fase de escuta diocesana, aconteça inicialmente a partir das bases nas paróquias e comunidades, com a participação ativa e efetiva de suas pastorais, movimentos e serviços.

As fases do Sínodo

Embora a sua realização aconteça apenas em outubro de 2023, o Sínodo inicia neste mês a sua fase preparatória. Por desejo do Papa Francisco, as Dioceses serão inicialmente ouvidas a partir de um relatório enviado por Roma a todas as dioceses, que se encarregarão de fazer chegar às bases comunitárias o mesmo conteúdo para que todos participem (a palavra “Sínodo” significa “caminhar juntos, a mesma estrada”).

Processo de escuta

Em carta enviada ao clero diocesano, Dom José Luiz explica como se dará esta fase do Sínodo na Diocese:

O processo de escuta em cada paróquia, área pastoral e reitoria deve envolver os membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e outras lideranças de grupos e organizações laicais, e dos religiosos (CRB, Movimentos, Associações, Novas Comunidades) .

O processo de escuta nas paróquias, áreas pastorais e reitoria deve ser encerrado até meados de janeiro de 2022. A síntese de cada paróquia, área pastoral e reitoria deve ser enviada à Coordenação Regional de Pastoral até 31 de janeiro de 2022. As Regiões Pastorais, por sua vez, devem fazer a síntese das contribuições recebidas e enviar ao Secretariado Diocesano de Pastoral até o dia 19 de fevereiro de 2022. A Diocese encaminhará à CNBB Nacional o fruto desse processo de escuta em março de 2022.

Saiba mais sobre o Sínodo em www.vaticannews.va/rumoaosinodo