Sínodo: Comissão Diocesana de Articulação tem primeiro encontro marcado

Compartilhe:

Após a celebração de abertura da fase diocesana do Sínodo, ocorrida no último domingo (17) na Catedral de Pesqueira, presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, e, no mesmo dia, nas paróquias, áreas pastorais e reitoria da Diocese, o Sínodo dos Bispos começa a sua fase de execução na diocese. O primeiro passo será dado com o encontro da Comissão Diocesana de Articulação que terá sua primeira reunião na próxima quinta-feira (28), no Secretariado de Pastoral, em Pesqueira.

Cabe à Comissão, inicialmente, elaborar uma agenda de atividades para a Diocese, objetivando a animação das comunidades quanto às propostas do Sínodo, especialmente no que diz respeito à escuta das bases e lideranças pastorais nas paróquias, áreas pastorais e reitoria. Com a definição de datas e estratégias de ação, a Comissão deverá encaminhar a indicação dos passos a serem dados em nível regional e paroquial em toda a Diocese.

Cronologia do Sínodo

9 e 10/10/2021 – Abertura oficial  com o Papa Francisco (Roma)

17/10/2021 – Abertura da fase diocesana em todas as dioceses do Brasil

1ª fase: Etapa Diocesana: escuta do povo de Deus para a elaboração do primeiro Instrumento de Trabalho, que será publicado em setembro de 2022.

2ª fase: Diálogo “continental” das Igrejas sobre o Documento de Trabalho, até março de 2023.

3ª fase: Em outubro/2023, a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos no Vaticano.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​