Setor Diocesano Juventudes apresenta projeto de formação aprovado para 2017

O Setor Juventudes da Diocese de Pesqueira recebeu da Igreja da Alemanha, através da Adveniat, a aprovação para ajuda financeira para desenvolver o projeto “Iapois Juventude –  Organizar para evangelizar”. O projeto terá início em janeiro próximo e tem como principal objetivo a planificação do Setor, mediante a urgência de reorganizar a atual situação repensar a juventude para o centenário da Diocese em 2018. Objetiva ainda a geração de oportunidades para o protagonismo juvenil religioso e a consciência política.

Metodologia

A duração do projeto é de um ano e conta com o apoio financeiro da Bischöfliche Aktion Adveniat, entidade da Conferência Episcopal Alemã, contemplando quatro etapas:

1ª) “Escutar com o coração (VER) – Diagnóstico das presenças juvenis na Diocese, identificando a diversidade das juventudes em suas realidades culturais, religiosa e presença política, de forma online e presencial, dependendo da adesão/realidade de algumas Comunidades da Diocese.

Divide-se em três fases: 1ª. Mapeamento dos grupos, pastorais e movimentos juvenis; 2ª. Pesquisa sócio, economia e religiosa das juventudes e a 3ª. visitas a todas as Paroquias, para uma pesquisa com os administradores paroquiais.

Nesta etapa, será realizada algumas formações para qualificar o trabalho das lideranças juvenis seguindo os passos de preparação, execução e sistematização de cada uma das fases.

2ª) “Tomar consciência” (JULGAR) – Sistematização dos dados coletados na primeira etapa, tendo como foco um olhar nas oito dimensões do documento 85 da CNBB (Evangelização da juventude – Desafios e perspectivas pastorais).

O fruto deste trabalho será um relatório que nos dará elementos para percebermos o rosto da juventude que temos em nossa Diocese e um aplicativo para smartphones, o qual todas as expressões de juvenis poderão acessar o banco de dados criado a partir das pesquisas com as informações coletadas. Com os elementos sistematizados e o olhar global, seguiremos para a terceira etapa.

3ª) Ousar – Inspirar postura crítica (AGIR) –  Elaboração de uma estratégia de acompanhamento junto as lideranças das quatro regiões da Diocese. Desenhar um regimento interno para o Setor Diocesano de Juventude e traçar os caminhos para realização da primeira assembleia da juventude na Diocese.

Neste momento haverá também algumas capacitações dirigidas para o documento 85 da CNBB. As formações estão divididas em três módulos. 1º: Elementos para o conhecimento da realidade dos jovens, com questões históricas e culturais da modernidade e da pós-modernidade e o perfil socioeconômico e religioso da juventude. Além disso, a elaboração de um relato da experiência acumulada da Igreja na evangelização da juventude diocesana; 2º: Um olhar da fé a partir da palavra de Deus e do magistério, apresenta o olhar teológico sobre a juventude à luz da palavra de Deus. 3º: Linhas de ação, traz pistas concretas para a evangelização da juventude.

4ª) “Motivar e renovar” (CELEBRAR) – Capacitações em preparação para assembleia, fomentando a construção coletiva com representantes das regiões da diocese de um plano de ação pastoral diocesano de juventude para o triênio 2018-2020, o qual será validado na assembleia juntamente com a eleição da equipe de coordenação do Setor de Juventude.

A construção de uma estratégia no intuito de sensibilizar, formar, organizar e mobilizar as bases das expressões juvenis nos diversos espaços eclesiais da Diocese, sintetiza o intuito intrínseco deste projeto. Acreditamos que o fortalecimento das experiências de juventudes já existente, possibilitam vislumbrar uma nova sociedade. Tendo cada jovem como protagonista e autônomo de sua história, fecundando o chão o sonho possível e suscitar comunidades de comunidades. Gerando atitudes de escuta com o coração, tomando consciência e suas realidades. Para então, acender atitudes ousadas, que inspirem posturas críticas. E assim, motivar e renovar a Diocese, fertilizando outros cem anos de evangelização juvenil.

Glauco Filho – Referencial da Comissão para a Juventude