Seminaristas retornam à Diocese e falam sobre a experiência missionária em Floresta

Após 18 dias de intensa atividade missionária na Diocese de Floresta, os nossos seminaristas retornaram ontem (27) para as suas famílias em seus últimos dias de férias. A jornada fez parte do projeto missionário das dioceses que compõem o Regional Nordeste 2, que abrange os Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Recebidos pelo bispo diocesano Dom Gabriel Marchesi, participaram ao todo 100 missionários, sendo a maioria seminaristas, além de quatro religiosas e um leigo, todos vindos de 12 dioceses do Nordeste e 2 dioceses do sul do país. A Diocese de Floresta foi escolhida como campo de ação devido à sua realidade religiosa e social, localizada no sertão de Pernambuco.

Após três dias iniciais de retiro e conhecimento do território diocesano, os missionários foram enviados em pequenos grupos para quatro áreas específicas, dentre elas uma de habitação indígena. Assim nos conta o seminarista Horácio Soares, do curso de Teologia:

“Foram dias de muita riqueza e muito aprendizado. O povo sertanejo é um povo acolhedor e de muita fé. Traz consigo a marca do acolhimento em meio a tanto sofrimento. Fomos desafiados por muitas realidades difíceis como a violência, as drogas, a dor, o pranto e o luto de muitas famílias. Mas saímos de lá com grandes lições. Muitas vezes, quando pensávamos que íamos evangelizar, éramos evangelizados por eles, mais por atitudes do que por palavras, em meio à diversidade de expressões religiosas. Não há estudos teóricos em faculdades que se comparem à riqueza do aprendizado com aquele povo simples, religioso e bom”.

Ao final da experiência, que também contou com a presença de Dom Esmeraldo, bispo auxiliar da Diocese de São Luiz, Maranhão, todos foram convidados, no domingo (26) a uma avaliação dos ricos dias de evangelização.

Confira imagens destes belos dias de missão em nossa Galeria de Fotos, com registros do seminarista Horácio Soares.