Seminaristas de Teologia receberão ministérios de Leitor e Acólito

Compartilhe:

Na próxima terça-feira (26), às 19 horas, Dom José Luiz preside Missa na  capela da Casa de Formação de Teologia Mãe da Santa Esperança, em Recife, na qual receberão os ministérios de Leitor e Acólito o seminarista Alexssandro, da cidade do Brejo da Madre de Deus, atualmente cursando o  terceiro ano de Teologia,  e Alex Pereira, da cidade de Sanharó, cursando o segundo ano de Teologia,  receberá o ministério de de Leitor.

A Casa de Formação Mãe da Santa Esperança, em Recife, fica na Rua Marechal Deodoro, no bairro da Encruzilhada, e atualmente conta com 5 seminaristas sob a orientação do padre José Gomes de Melo (Padre Nilson), reitor.

Entenda o que são esses Ministérios

A palavra “ministério” significa serviço. Quem recebe um ministério se torna um servidor, um trabalhador na messe do Senhor. O leitor é o proclamador da Palavra de Deus. Está a serviço da Palavra, “aquele que o recebe se torna delegado para o serviço da fé que se fundamenta na Palavra de Deus”. Já ao acólito é confiada a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções e distribuir a sagrada comunhão aos fiéis e também aos doentes como ministro extraordinário da comunhão.

Até 1972, os ministérios de leitor e de acólito eram denominados de ordens menores. É uma etapa importante na formação do futuro diácono ou presbítero. Primeiro, o jovem é instituído leitor e acólito, depois, é ordenado diácono e por fim, vem a ordenação presbiteral. Atualmente, esses ministérios não são mais reservados apenas aos candidatos ao sacramento da ordem, podendo ser conferidos também aos leigos.

Seminarista Alex Pereira receberá o Leitorato
Seminarista Alexssandro receberá os Ministérios de Leitor e Acólito

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​