A Diocese de Pesqueira teve representação no 13º FORMISE Nacional com o seminarista Guilherme Farias da Silva, que também faz parte da coordenação nacional como secretário.
O Rio de Janeiro foi sede do 13º Encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE), um evento que reuniu cerca de 200 seminaristas de todo o Brasil. Realizado entre os dias 8 e 11 de julho, o encontro teve como objetivo principal fortalecer a formação missionária e pastoral dos futuros padres, proporcionando um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências. O tema central foi “A Missão nas Periferias Existenciais e Geográficas” e o lema “Deus Habita Esta Cidade” (Sl 48).


O evento contou com a presença de bispos, padres e do cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Cardeal Tempesta, que compartilharam suas experiências e conhecimentos, enriquecendo a formação dos seminaristas. A programação do FORMISE foi variada e intensa, com palestras, oficinas, momentos de oração e atividades culturais. A organização desta edição foi feita com muito cuidado, contando com uma equipe de comunicação eficiente para registrar e compartilhar todas as atividades com o público.
Na missa de abertura, presidida pelo Cardeal Dom Orani, ele partilhou sobre a importância da missão na vida da igreja: “A nossa missão enquanto igreja é justamente estar presente na sociedade para que o hálito da vida possa estar retornando a muitas pessoas inerentes, remotas de diversas formas na sociedade.” Dom Gilson, presidente do regional Leste 1, também acolheu os seminaristas participantes do FORMISE, dirigindo-lhes as seguintes palavras: “Olhando para cada seminarista, o coração se enche sempre de muita esperança. A igreja mãe cuida com especial carinho desses filhos que se apresentam para o ministério ordenado, porque ela sabe também que de vocês, do nosso ministério, depende o teu carinho de mãe que toca a todo mundo.”
Na quarta-feira, 10 de julho, às 19h, foi realizada uma peregrinação com os participantes ao Centro de Visitantes Paineiras até o Santuário do Cristo Redentor. A missa, que marcou o início das comemorações dos 40 anos da implantação do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) no Brasil, foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário geral da CNBB. Dom Ricardo dirigiu uma mensagem aos seminaristas: “Esse momento histórico de abertura dos 40 anos do COMISE, com todos os seminaristas representando o nosso Brasil, é a nossa alegria. A alegria de ver o futuro da igreja cheio de esperança, cheio de missão. Levar Jesus aos corações é o nosso propósito. Que nos faça instrumentos de justiça e de paz.”
 
Na missa de encerramento, presidida por Vossa Eminência Reverendíssima Dom Orani João Tempesta e concelebrada por Dom Tarcísio Nascentes, bispo da Diocese de Duque de Caxias, e Dom Antônio Cattelan, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o cardeal dirigiu algumas palavras aos seminaristas: “Não podemos deixar de testemunhar aquele em que nós acreditamos, aquele que é nossa vida. Ir de dois a dois para testemunhar a fraternidade, levando o testemunho de encontro com Jesus Cristo às pessoas, é bem a missão dos cristãos, bem como pela sociedade no mundo tão polarizado como o atual, cheio de violências e guerras.” Ao final da missa de encerramento, foi lida a mensagem do Santo Padre saudando os organizadores e participantes do 13º FORMISE Nacional. Disse o Santo Padre desejando que “cresça em todos o ardor missionário e o compromisso com o anúncio do evangelho e que a formação possa reforçar em cada um dos participantes o chamado vocacional, recordando que, para poder anunciar o Senhor aos demais, é necessário em primeiro lugar segui-lo. Como penhor de abundantes favores celestiais e por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, o Santo Padre concede de bom grado a bênção apostólica a todos, pedindo que não deixem de rezar por ele.”
Para finalizar o evento, o coordenador nacional do COMISE Brasil dirigiu uma mensagem de agradecimento e anunciou a abertura do ano jubilar dos 40 anos do COMISE, que acontecerá em Teresina, no Piauí entre os dias 21 a 27 de julho de 2025. O tema será: “Discípulos Missionários da Esperança” e o lema: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Rm 12,12).
Texto e fotos: Seminarista Guilherme