Relançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional será domingo, no Recife

Compartilhe:

Neste domingo (14), o Dia Mundial dos Pobres será marcado no Brasil pelo relançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) – evento a ser realizado em 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife, com o tema “Pão em todas as mesas”. A cerimônia, que acontecerá no centro da capital pernambucana, terá início a partir do meio-dia e contará com a presença do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

A programação começará com um almoço servido às pessoas que vivem em situação de rua. Além da refeição, haverá espaço com brinquedos e atividades lúdicas para as crianças e os adolescentes. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2, dom Limacêdo Antonio da Silva, vão participar desse primeiro momento.

Logo em seguida, às 14h, será aberta a programação cultural com shows dos padres Damião Silva e João Carlos. Se apresentam ainda os cantores Cristina Amaral, Dudu do Acordeon e um coral com 50 vozes.

A Celebração Eucarística terá início às 16h sob a presidência de dom Orani Tempesta e concelebrada por bispos da CNBB Nordeste 2. A missa campal será transmitida ao vivo pela TV Evangelizar e pela Rádio Olinda FM.

Casa do Pão

O relançamento do 18º CEN terminará com o lançamento da unidade provisória da Casa do Pão, que começará a funcionar na terça-feira (16), e a benção da sede definitiva deste que é o marco do congresso. O espaço ofertará serviços gratuitos de assistência social, saúde e capacitação profissional a pessoas em situação de rua.

Ainda dentro da programação do relançamento, será divulgada a retomada das inscrições, através do site cen2020.com.br, para o Simpósio Teológico, para os voluntários, para o coral e demais serviços das Comissões do congresso.

Ano jubilar de atividades

O 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, da Paraíba, de Alagoas e do Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

A estrutura do congresso com 13 comissões tem como presidente da Comissão Central, dom Fernando Saburido. As demais comissões são Teológico-Pastoral, de Liturgia, de Segurança e Relações Interinstitucionais, de Infraestrutura, da Feira Católica e Exposição, de Saúde, de Comunicação, de Cultura, de Acolhida e Hospedagem, de Voluntariado e das Novas Comunidades.

Com a celebração do relançamento do 18º CEN reinicia-se também o ano jubilar de atividades, com uma programação litúrgica arquidiocesana, bem como em nível regional. Estão previstas a realização de Círculos Bíblicos Eucarísticos, celebrações diárias da Hora Santa nas igrejas, lives para estudo do texto-base e a convergência das principais festas do calendário litúrgico com o tema do evento.

Fonte: CNBB NE2

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​