Pesqueira recebe delegados para a segunda sessão do Sínodo Diocesano

Realizou-se hoje (9), em Pesqueira, a segunda sessão do 1º Sínodo Diocesano. Participaram do encontro cerca de 120 delegados entre sacerdotes, religiosas, seminaristas, leigos e leigas de todas as paróquias e áreas pastorais da diocese. Durante todo o dia, em plenário com a assesoria do Pe. Limacedo Antonio, da Diocese de Nazaré, e em grupos de estudo, os delegados refletiram sobre a realidade da Diocese como “Igreja, casa e escola da iniciação à vida cristã”, sob a temática dos sacramentos, com foco especial nos Sacramentos da Iniciação Cristã.

DSC02851No início do encontro, a equipe levou os presentes a um momento de oração baseado na Palavra: Não tenhais medo!” Entre cantos, salmos e preces, a assembleia suplicou as luzes do Espírito sobre todos e sobre os trabalhos.  Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, deu por aberta oficialmente a sessão em sua fala de abertura, na qual acolheu a todos.

DSC02891O Pe. Limacedo Antonio (foto) encaminhou o tema tomando por base a caminhada da Catequese na história da Igreja, fazendo menção a era patrística, chegando até a Conferência de Aparecida e a realidade dos leigos e leigas hoje no Brasil e no mundo.

DSC02924

DSC02921

DSC02913Após a explanação, foram formados grupos de estudo que, ao longo do resto do dia, contemplaram diversas realidades da Diocese, buscando encontrar caminhos em meio a acertos e desafios na prática catequética nas paróquias e comunidades da diocese.

DSC02860Ao final do encontro, já de volta ao plenário, foram feitas considerações finais e encaminhado o conteúdo para a terceira sessão do sínodo, que vai tratar sobre a Igreja como lugar da reflexão bíblica. Após a oração final, de temática mariana, Dom José Luiz (foto) abençoou e enviou a todos.

Confira mais imagens no álbum de fotos.

PasCom Diocesana