Pesqueira festeja Santa Águeda com grande júbilo e fervor de fé

O dia de ontem (5) ficará marcado na história da cidade de Pesqueira na programação de seus eventos religiosos. A cidade, em feriado municipal, fechou suas portas para reverenciar a sua excelsa padroeira, a virgem e mártir de Catânia (Itália), Santa Águeda. Depois de nove noites festivas com duas missas diárias para celebrar o novenário, chegou o grande dia 5 de fevereiro, data litúrgica da santa.

Paróquias e comunidades estiveram unidas para celebrar os louvores da padroeira da Catedral Diocesana, numa programação que incluiu celebrações simultâneas, bênção contra os males da mama, tudo sob os cuidados protocolares contra a pandemia da Covid-19.

Dois momentos de destaque na programação do dia foram a celebração na parte da manhã da Missa Solene presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, e concelebrada pelo Padre Fábio Pereira, Vigário Geral e pároco da Catedral, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da paróquia e da diocese. À tarde, aconteceram as celebrações simultâneas nas paróquias da cidade para atender aos inúmeros devotos que desejaram participar da celebração e, por conta das regras da pandemia, não puderam estar todos na Catedral. Assim, todas as paróquias e comunidades, às 16 horas, celebraram a Missa de Santa Águeda simultaneamente, reunindo dezenas de devotos e devotas.

O ponto culminante da programação se deu com o Passeio de Santa Águeda pelas ruas da cidade em carro aberto. Centenas de motos e automóveis seguiram o cortejo, numa demonstração extraordinária da devoção do povo pesqueirense à sua padroeira. O cortejo teve algumas paradas na igrejas onde foi celebrada a missa na parte da tarde. Muitos fiéis acenavam de suas portas para a imagem gloriosa de Santa Águeda durante a passagem do cortejo por diversas ruas da cidade sede do bispado.

A festa de Santa Águeda tem tradição histórica na cidade de Pesqueira. Este ano teve um referencial a mais ao celebrar os 150 anos da paróquia-mãe da Diocese.