Pesqueira celebra 100 anos da Catedral em festa de Santa Águeda

As festividades em honra de Santa Águeda, padroeira da catedral diocesana e da cidade de Pesqueira, este ano ganharam um motivo a mais para o seu brilhantismo. Todos os anos, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, a cidade vive dias festivos em honra da virgem e mártir de Catânia. Em 2018, dentro do Ano Jubilar Diocesano, a paróquia Santa Águeda comemorou também os 100 anos de construção da igreja Catedral, cartão postal da cidade. O templo está intimamente ligado á história da cidade de Pesqueira, berço da diocese. Por ela já passaram 7 bispos. Atualmente, está á sua frente Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, como 8º bispo diocesano.

A Igreja catedral de Santa Águeda, localizada no centro de Pesqueira, á Praça Dom José Lopes, teve a sua dedicação no dia 5 de fevereiro de 2010 pelo Exmo. Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico do Brasil.

Novenário, festa e Ano do Laicato

Este ano, ao longo de nove noites, as festividades em honra de Santa Águeda aconteceram na Catedral, tendo a cada noite um bispo como pregador. As caminhadas e peregrinações da imagem da padroeira marcaram a programação. Por ocasião do Ano do Laicato, a programação da festa deu lugar a diversas atividades que destacavam a presença dos leigos e leigas como elementos de grande importância para a ação evangelizadora local.

Confira algumas imagens com fotos da PasCom Paroquial