Peregrinação de símbolos na Diocese de Pesqueira preparam Mês Missionário Extraordinário

No próximo mês de maio tem início a peregrinação dos símbolos missionários – cruz e bandeira – pelas paróquias e comunidades da Diocese de Pesqueira. A iniciativa visa preparar as paróquias e comunidades para a vivência do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco para este ano.

OS símbolos percorrerão as quatro regiões pastorais da Diocese e serão entregues no dia 29 de setembro na cidade de Belo Jardim, onde será aberto oficialmente pelo Bispo Diocesano o Mês na Diocese.

Saiba mais sobre o Mês Missionário Extraordinário

O papa Francisco comunicou o tema para o Mês Extraordinário Missionário, convocado para outubro de 2019: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Em carta, enviada aos bispos, a Congregação para a Evangelização dos Povos dá indicações para viver este evento eclesial.

Para o prefeito da Congregação, cardeal Fernando Filoni, “Oração, a reflexão e a ação, ajudar-nos-ão a viver o Extraordinário Mês Missionário nesta dimensão”, de batizados e enviados, como sugere a temática escolhida pelo papa. “Somos convidados a confirmar a nossa identidade batismal como um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo: Ele envia-nos para sermos suas testemunhas no mundo”, completou.

O cardeal Filoni também sugeriu iniciativas para a celebração do Mês Extraordinário Missionário. “Tenho a consciência de que o estou a fazer com bastante antecedência, mas creio que é a única maneira para permitir que toda a Igreja, juntamente com seus pastores, já possa começar a refletir sobre como viver este Extraordinário Mês Missionário”, ponderou.

As propostas (veja abaixo) da Congregação para a Evangelização dos Povos e Pontifícias Obras Missionárias são inspiração para a criatividade das Igrejas locais que devem, de acordo com o cardeal, facilitar a celebração a nível local, que depois acompanhará a universal.

1. Organizar uma celebração diocesana ou nacional para a abertura do Extraordinário Mês Missionário de outubro de 2019;
  2. Celebrar a Vigília Missionária com o tema proposto pelo Santo Padre;
  3. Propor uma celebração eucarística a nível diocesano para o domingo do Dia Missionário Mundial;
  4. Propor que pequenos grupos de pessoas ou famílias se reúnam pelas casas para rezar o Santo Rosário com intenções missionárias, inspirados na intuição original da Venerável Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra Missionária da Propagação da Fé;
  5. Promover uma peregrinação mariana ou a um santuário, memória de santos ou mártires da missão;
  6. Promover coleções de ofertas e doações econômicas para apoiar o trabalho apostólico Missio ad gentes e a formação missionária;
  7. Propor aos jovens uma atividade pública de anúncio do Evangelho;
  8. Organizar uma celebração diocesana ou nacional para o Encerramento do Mês Extraordinário Missionário de outubro de 2019.

Os diretores nacionais e diocesanos das Pontifícias Obras Missionárias (POM) serão “oportuna referência” de colaboração no sentido de pensar e trabalhar em conjunto as propostas apresentadas pela Congregação para a Evangelização dos Povos. Inclusive, estes responsáveis por este serviço no âmbito da missão colaboram na elaboração de um subsídio que será disponibilizado eletronicamente ainda neste ano.