Paróquias do Brejo, Cruzeiro do Nordeste e Venturosa festejam São José com restrições na programação

São José, pai adotivo de Jesus, além de padroeiro de nossa Diocese de Pesqueira e do nosso Seminário Propedêutico em Pesqueira, é também titular nas paróquias de Brejo da Madre de Deus, Cruzeiro do Nordeste e Venturosa. Todos os anos, tradicionalmente, o santo é festejado de modo muito expressivo com a participação intensa de fiéis devotos da cidade e de outros lugares.

Porém, este ano, em vista da Covid-19 e os seus limites, as paróquias tiveram que adaptar as suas programações às exigências estaduais e diocesanas. As celebrações ocorrem durante a semana com número limitado de participantes e, neste sábado e domingo (13 e 14), de modo apenas virtual, com transmissões ao vivo sob a coordenação das PasCom Paroquiais.

Contudo, mesmo em meio a tantas restrições, é digna de registro a devoção do povo por São José, santo muito querido no Nordeste especialmente, por atribuir a sua intercessão no mês de março pelas chuvas tão necessárias para a região.

Ano de São José

As festividades de São José, em 2021, ocorrem dentro de um contexto especial do “Ano de São José”, instituído pelo papa Francisco para o período de 08/12/2020 a 08/12/2021,  com a Carta apostólica Patris corde – Com coração de Pai”, em comemoração dos 150 anos da declaração do Santo como Padroeiro da Igreja Católica.

O decreto Quemadmodum Deus, foi assinado pelo Beato Pio IX em 8 de dezembro de 1870 e para comemorar esta data, o Santo Padre convocou este ano dedicado ao Esposo de Maria, que inicia hoje, 08 de dezembro de 2020 e segue até 8 de dezembro de 2021.