Paróquia de Venturosa dedicará nova igreja matriz de São José

No próximo domingo, 30,  a cidade de Venturosa ganhará uma nova Igreja Matriz dedicada a São José. Numa cerimônia marcada para as 9 horas, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, presidirá a celebração de Dedicação. Segundo o Pe. Fábio Pereira dos Santos, pároco local e Vigário Geral,  “desde muito tempo os paroquianos da Paróquia São José tinham o desejo de reformar a sua Igreja Matriz. Este desejo era motivado pela forma arquitetônica da Igreja que não agradava e também pelo fato de estar pequena para o número de fiéis e ao mesmo tempo ser muito quente.”

A reforma da matriz vem sendo pensada desde o governo de Dom Francisco Biasin, bispo anterior que, na época, sugeria não só uma reforma física do prédio, mas que a mesma poderia também motivar uma renovação e amadurecimento da comunidade.

Os passos dados

Para melhor andamento dos trabalhos foi organizado o conselho da matriz, destinado a junto com o administrador paroquial representar a comunidade na tomada de decisões no tocante a reforma. Os participantes do conselho foram escolhidos durante a assembléia paroquial do ano de 2010. E desse conselho, surgiram várias idéias, eventos, movimentos e campanhas, todos em prol de arrecadar fundos para o desenvolvimento dos trabalhos.
No dia 18 de julho de 2010 toda a comunidade reunida num domingo dia do Senhor, participou da ultima celebração na antiga matriz, finalizando esse momento com o beijo dos fieis no altar, ao mesmo tempo em que dava-se inicio oficialmente aos trabalhos da matriz.

Todo o projeto arquitetônico pensado para matriz teve como principal finalidade contribuir para que o espaço físico favorecesse a oração e ao culto divino. Para isso foi ampliada no comprimento e na sua altura, possibilitando o aumento na capacidade de pessoas dentro da matriz e a reserva de espaços propícios para os grupos de canto, a capela do santíssimo sacramento, a pia batismal, a sacristia e os banheiros.

Adjunto a ampliação e criação de novos espaços foi-se percebendo o embelezamento da igreja, o qual pode ser notado antes mesmo de se adentrar nela, através da torre, dos vitrais, da pintura; na parte interior é notável pelo piso, o teto, os altares, as torres romanas e todos os pequenos detalhes que a compõem. Sem esquecer dos objetos sacros que foram sendo renovados e adquiridos ao longo da reforma.

Em mutirão

À medida que a reforma prosseguia, a comunidade ia amadurecendo, apoiando as iniciativas propostas e com toda generosidade, colaborando com o bom andamento da obra. Além disso, os paroquianos renovavam seu entusiasmo ao verem tudo ocorrendo nos conformes. Na esfera pastoral, é possível perceber a maior integração dos fiéis nos movimentos paroquiais, e o retorno de muitos cristãos que estavam afastados da vida paroquial, confirmando assim o que Dom Francisco já tinha preconizado no inicio dos trabalhos. Várias pessoas se dedicaram arduamente durante anos nesta construção, desde os que trabalharam mais rotineiramente, até aqueles que contribuíram abrindo mão do seu descanso e participando dos mutirões.

Algumas imagens internas

Novo presbitério