Papa irá ao Canadá em julho

Compartilhe:

O papa Francisco viajará para o Canadá de 24 a 30 de julho de 2022. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, anunciou hoje (13) que o papa Francisco fará uma viagem apostólica ao Canadá e visitará Edmonton, Québec e Iqaluit. Francisco “aceitou o convite das autoridades civis e eclesiásticas e das comunidades indígenas”, disse um comunicado da Santa Sé. O programa da viagem não foi divulgado.

Papa recebe nativos e bispos canadenses no Vaticano

O papa Francisco recebeu hoje (28), no Vaticano, dois grupos de representantes dos povos indígenas do Canadá, acompanhados por bispos canadenses. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, as duas audiências duraram uma hora cada e o papa quis “ouvir e dar espaço às dolorosas histórias” de algumas vítimas de abuso.

O primeiro encontro foi com cerca de dez delegados dos métis, que têm origem nativa e europeia. O outro foi com representantes dos Inuit, um dos chamados povos originários do Canadá.

A Conferência Canadense de Bispos Católicos (CCCB, na sigla em inglês) disse em uma declaração oficial que durante o ano passado houve “um debate nacional em todo o país sobre a trágica história das escolas residenciais no Canadá” e disse que “os bispos católicos do Canadá estão profundamente entristecidos com o legado das escolas residenciais e continuam totalmente comprometidos em trabalhar com os povos e comunidades indígenas em todo o país para apoiar a cura e a reconciliação”.

“Também reconhecemos com tristeza o trauma histórico e contínuo e o legado de sofrimento e desafios enfrentados pelos povos indígenas que continuam até hoje”, acrescentou a nota da conferência dos bispos canadenses.

Fonte: VaticanNews

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​