/
/
/
O Papa preside a primeira reunião do novo Conselho de Cardeais

O Papa preside a primeira reunião do novo Conselho de Cardeais

É a primeira reunião do C9 depois que Francisco renovou o órgão que criou em 2013 para ajudá-lo no governo da Igreja universal e para a reforma da Cúria Romana, mais tarde implementada com o Praedicate Evangelium. Ouça o comentário de Dom Sérgio da Rocha, que participa pela primeira vez do encontro.

Ouça Dom Sérgio da Rocha

A reunião do Conselho de Cardeais começou nesta segunda-feira, 24 de abril, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco.  Esta é a primeira reunião do novo C9 após a renovação do organismo pelo Papa em 7 de março.

Nesta ocasião, pela primeira vez desde que foi criado em 2013, o Conselho ganhou um integrante brasileiro: cardeal Sérgio da Rocha.

O arcebispo de Salvador falou de sua alegria de participar deste primeiro encontro e esclarece que não se trata propriamente de um “representante” da América Latina, mas que “sem dúvida trago no coração as alegrias e dores, a experiência de vida no âmbito da pastoral, da evangelização, da missão da Igreja no Brasil e na América Latina”.

“O Conselho de Cardeais é este espaço valioso de comunhão, de participação em vista da missão da Igreja. Nós temos procurado dialogar para poder discernir cada vez melhor a missão da Igreja no mundo de hoje, naturalmente colaborando com o Papa Francisco, mas confiante sempre na ação do Espírito Santo, procurando este discernimento sempre tão necessário para poder evangelizar sempre mais e melhor, para que a Igreja possa cumprir cada vez melhor sua missão evangelizadora.”

“É uma graça fazer parte deste Conselho de Cardeais, mas não é uma honraria, porque é um serviço que se presta à Igreja. Eu tenho a alegria de prestar este serviço, contando sempre com as orações de tantos irmãos e irmãs que estão unidos acima de tudo ao Papa Francisco, rezando por nós neste Conselho, mas rezando sempre pelo nosso querido Papa Francisco, muito unidos a ele.”

“O Conselho de Cardeais de alguma maneira quer expressar essa comunhão de toda a Igreja com o Papa, trazendo a colaboração, a vivência que temos em cada continente.”

Os membros

Os membros do novo Conselho são os Cardeais Pietro Parolin, Secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, na Bahia. O secretário é Dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima.

O Conselho de Cardeais foi estabelecido pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a tarefa de assisti-lo no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 realizou-se em 1 de outubro de 2013. A última reunião, em dezembro do ano passado, foi dedicada em particular à fase continental do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Fonte: Vatican news

Compartilhar: