“Nunca nos afastemos da Luz que é Jesus”, diz Dom José Luiz na Assembleia Diocesana

Os  dias 14 e 15 de novembro  foram  marcados pela Assembleia Diocesana de Pastoral. As paróquias e áreas pastorais sediadas nas treze cidades que compõem o território diocesano participaram da  assembleia. Na oração de abertura, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Arcoverde, conduziu o ofício da Luz, ajudando a fazer memória das situações que existem em nossas paróquias, grupos, movimentos e pastorais.

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, motivou a todos para a reflexão, avaliação e planejamento da ação missionária e evangelizadora na Diocese. a partir do evangelho de Jo 8,12: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” .

Representando a Coordenação Diocesana de Pastoral e Cáritas Diocesana de Pesqueira, o articulador  Risaldo Gomes, ainda na sexta, 14, à noite,  conduziu o painel com a retrospectiva de 2012, ressaltando a necessidade de renovação das paróquias, para que sejam expressões da igreja sendo  comunidade de comunidades.

Plenária 2

Na manhã do sábado, o bispo diocesano presidiu uma missa. Em seguida, os participantes, distribuídos em grupos de estudo e reflexão, analisaram  pontos  sobre as demandas  urgentes da  Igreja , com base nas cinco urgências da evangelização, escolhendo entre  eles  prioridades-chave. As cinco urgências foram:  Igreja em estado permanente de Missão; Igreja, casa de iniciação à vida cristã; Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, Comunidade de Comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos.

Pe.Marconi Barbosa, pároco da Catedral de Santa Águeda, e Frei Francisco Fernando,  da Paróquia Imaculada Conceição de Pesqueira, conduziram a explicação sobe o Sínodo Diocesano em preparação ao centenário. Logo depois, os delegados puderam democraticamente votar pela celebrar ou  não um Sínodo Diocesano. por unanimidade aprovado, levando em conta que a Diocese de Pesqueira, guiada pelo Espírito Santo, à luz da Palavra de Deus e com a contribuição de todos, refletirá sobre os desafios que nos cercam para a evangelização dos tempos modernos.

PasCom Diocesana com informações de Risaldo Gomes – Cáritas Diocesana de Pesqueira