/
/
NOTA DO BISPO DIOCESANO SOBRE OS ATAQUES CRIMINOSOS AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

NOTA DO BISPO DIOCESANO SOBRE OS ATAQUES CRIMINOSOS AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

A Diocese de Pesqueira, por meio do seu bispo diocesano divulgou nessa quarta-feira, 11 de janeiro, uma nota, manifestando-se sobre os atos antidemocráticos e de vândalos que invadiram e destruíram os prédios públicos, que simbolicamente representam o Estado brasileiro: as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Confira a íntegra da Nota do bispo:

“Clama em alta voz, sem constrangimento: faze ressoar tua voz como a corneta, denuncia o pecado a meu povo…” (Is. 58,1).

Diocese de Pesqueira, em face dos últimos acontecimentos e da tentativa de violação e supressão do estado democrático de direito no Brasil, diante da escalada do ódio e intolerância vista com horror por todos os homens e mulheres de boa vontade, dentro e fora da Nação Brasileira no ataque e criminosa depredação do Patrimônio público, em um ataque real às instituições por eles representados, repudia veementemente tais ocorrências!

A violência, intolerância, selvageria e fanatismo, seja político ou religioso, nunca foram e jamais serão instrumentos de patriotismo ou luta por melhores dias. Em um estado democrático de direito, jamais se faz reivindicações ou oposição com armas de violência e maldade, mas através de um sadio, sereno, maduro e eficaz diálogo, no respeito às diferenças, sempre dentro da vivência dos valores da verdade, altruísmo, empatia, e respeito pelo diferente.

Dizer-se Cristão e portar-se com expedientes de violência ou apoiá-los, é ser traidor dos valores do Evangelho. Nesta hora, busquemos a serenidade, repensar e optar novamente pelos valores humanos e Cristãos, e de verdade Patriótico sem viés ideológico, afastando de vez toda sanha diabólica de violência e revanchismo.

Esperamos que as autoridades competentes, investiguem e descubram as origens desta barbárie para fazer valer o exercício da justiça, aonde toda má ação tem as consequências da lei, para que verdadeiramente os valores da democracia brasileira duramente conquistada, à custa do sacrifício de tantos e tantas brasileiros e brasileiras do passado e do presente, sejam a garantia real de um País livre e soberano.

 

Pesqueira, 11 de janeiro de 2023.

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR

Bispo Diocesano

Compartilhar: