Nossa Senhora de Lourdes, a história da Santíssima Virgem

Nesta quarta-feira (11) é comemorado, com muito louvor e alegria, mais um aniversário de Nossa Senhora de Lourdes. A santa tem uma história de testemunho e fé, e foi reconhecida como uma verdadeira representante do amor de Cristo e misericórdia de Deus.

As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, dizem que apareceu em 1874, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma “dama” na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga. A “dama” também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.

A Mensagem que a Santíssima Virgem deu em Lourdes, pode ser resumida em alguns pontos: o agradecimento pela definição do dogma da Imaculada Conceição, que tinha sido declarado quatro anos antes por Pio IX (1854), a importância da oração, da penitência e da humildade, a recitação do Santo Rosário, a necessidade de conversão e a escolha de Bernadete Soubirous como instrumento de sua mensagem, reafirmando à um mundo que julga tudo conquistar pelo poder, aquilo que diz São Paulo: “Deus escolheu o que é fraco no mundo, para confundir os fortes” (1Cor 1,27)

A Igreja lança e nos motiva a termos um olhar atento à Lourdes.  Suas aparições foram aprovadas, mediante carta pastoral de seu bispo, bem como seu caráter sobrenatural e a vida tão autêntica da vidente Bernadete que foi canonizada em 8 de Dezembro de 1933. Seu corpo incorrupto ainda pode ser visitado no Convento de Nevers, dentro de um féretro de cristal. O Papa João XXIII no encerramento do centenário das aparições de Lourdes, recordava o seguinte: “A Igreja, pela voz de seus Papas, não cessa de recomendar aos católicos que prestem atenção à mensagem de Lourdes e o Papa Pio X chamou o santuário de Lourdes: “sede do poder e da misericórdia de Maria, onde ocorreram maravilhosas aparições da Virgem”.

Hoje também celebramos o dia do enfermo proclamado no dia 21 de outubro de 1992, pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, que foi o primeiro Papa a peregrinar até Lourdes.

Rogamos à Santíssima Virgem de Lourdes pela intercessão de Santa Bernadete que o coração da humanidade possa retornar seu olhar à Cristo e pelo testemunho de humildade, penitência e oração de Lourdes possa ser curado de todas as doenças físicas, morais, sociais e espirituais que o afasta de Deus e dos irmãos.