Músicos e cantores da Diocese encontram-se na Jornada de Liturgia

Mais de 100 músicos e cantores das paróquias da Diocese se reuniram sábado (11) em Pesqueira dentro da Jornada Diocesana de Liturgia. O encontro foi promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia e coordenado pelo Setor Diocesano de Música Litúrgica.

Com muita animação, os participantes começaram a chegar na parte da manhã trazendo em suas bagagens muito desejo de aprender as orientações da Igreja sobre o canto litúrgico e, ao mesmo tempo, fazer uma rica troca de experiências nas mais diversas paróquias e comunidades.

O Pe. Ferdinando Mancílio, CSsR, missionário redentorista foi o responsável pelos conteúdos na parte da manhã. Durante todo o tempo, o assessor tornou claro para todos temas como “Cantar A Missa e não cantar NA Missa”, a importância de ser um músico litúrgico e a necessidade de espiritualidade para uma maior eficácia da missão. Algumas rápidas dicas de técnicas para o canto fizeram parte dos conteúdos.

Depois de um almoço muito fraterno, os participantes retornaram ao plenário para a segunda parte do encontro. Sob a coordenação do Pe. Edson Rodrigues, referente diocesano para a música litúrgica, foram vistos assuntos calendário anual e projetos.

Pe. Benevaldo e a nova coordenação diocesana do Setor de Música Litúrgica que trabalhará com o Pe. Edson Rodrigues

Na presença de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, e do Pe. Luiz Benevaldo dos Santos, referente diocesano para a Liturgia, Pe. Edson apresentou ao bispo a nova coordenação formada por dois músicos de cada região pastoral.

Projetos 2017/2018

O Setor de Música Litúrgica, em vista da celebração do centenário da Diocese em 2018, apresentou aos músicos e cantores três projetos:

NOVO LIVRO DE CANTO. Este trabalho será feito em mutirão ao longo de 2017 nas regiões pastorais, a partir dos encontros agendados no calendário anual. O primeiro será no mês de março.

FEMUSIC – Festival de Música de Inspiração Cristã, em parceria com a PasCom Diocesana e o Setor Juventudes, a ser realizado nos meses de agosto e setembro deste ano.

CORAL DO CENTENÁRIO – Formação de um coral de 100 vozes para a celebração dos 100 anos da Diocese em agosto de 2018.

– “LOUVOR AO SANTO” – Gravação de um CD duplo com os hinos dos 28 padroeiros das paróquias da diocese. Previsão de lançamento em agosto de 2018.

PasCom Diocesana