Multidão se despede da Virgem Aparecida em Pesqueira

Uma festa para ficar na história e na memória de cada devoto que esteve ontem, 20, na praça Dom José Lopes, em Pesqueira. Desde as primeiras horas da tarde, milhares de pessoas se achegavam à casa mãe, vindas dos treze municípios da Diocese, trazendo no coração dois sentimentos: gratidão e saudade. Os devotos e devotas de Aparecida puderam celebrar junto a Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, e a todo o clero diocesano, um momento singular na história desta Igreja Particular.

A missa foi antecedida de um momento especial quando Dom José Luiz, acompanhado de Dom Darci José Nicioli e dois padres redentoristas trouxeram a pequena imagem para ser entronizada na praça. O povo cantou, rezou e manifestou todo o seu carinho para com a padroeira do Brasil. Em meio a cantos e expressões da cultura popular como a Banda de Pífanos da cidade de Jataúba e a Banda Marcial Dom Adelmo Machado do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, foram vividos os primeiros momentos da cerimônia de despedida da santa.

Momento alto se deu quando Dom Darci fez uso da palavra para explicar ao povo o sentido da coroa e do manto da imagem, tomando como base a história dos três pescadores e o fato ocorrido com a Princesa Isabel que ofertou a coroa à Virgem como forma de gratidão pela graça da maternidade alcançada.

O manto tradicional de Nossa Senhora Aparecida foi naquele momento trocado por um novo e belíssimo manto de renascença confeccionado pelas rendeiras de Pesqueira. O manto antigo foi ofertado à Diocese como sinal expressivo dos trinta dias de peregrinação da imagem por toda a Diocese.

Seguiu-se a Santa Missa com a presidência de Dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.