Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) é implantado em Serra do Vento

“Jovens no Coração de Jesus!” Sob este lema, foi implantado oficialmente, na noite do domingo passado, 8, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) na Área Pastoral de São Vicente Ferrer, distrito de Serra do Vento, Belo Jardim.
Em uma cerimônia marcada por emoção e simbolismo, dezoito jovens realizaram sua consagração solene ao Sagrado Coração de Jesus e receberam as insígnias do Apostolado da Oração, movimento ao qual o MEJ está integrando como ramo infanto-juvenil, na presença do Pe. Edson Rodrigues, Vigário paroquial local.
Este momento foi muito aguardo pela comunidade paroquial e pelos jovens que desde o dia 21 de fevereiro vinham em um processo de preparação, por meio do estudo dos estatutos do movimento, adorações e momentos de missão. A preparação foi concluída com a realização do  Retiro Anual do MEJ, nos dias 7 e 8 passados.
A partir deste momento, os mejistas são chamados a viver seu carisma apostólico pela intensa oração, pela vida eucarística, pela devoção ao sagrado coração de Jesus e pelo oferecimento diário, a fim de serem sal da terra e luz do mundo no seio de suas famílias, de seu círculo de amizades e perante a sociedade.

Saiba mais sobre o MEJ

O MEJ foi fundado em 1915 pelo Pe. Henry Ramière, SJ, no Colégio Tívoli (Bordeaux-França), sob o nome de Cruzada Eucarística. A Cruzada Eucarística tinha por objetivo unir a caminhão frequente e a oração das crianças e jovens as orações dos membros do Apostolado da Oração. Em 1960, durante a peregrinação da Cruzada Eucarística francesa a Roma, o papa João XXIII, que tinha sido delegado apostólico da Santa Sé na Turquia, onde, como em outros países muçulmanos, a palavra “Cruzada” doía nos ouvidos, porque lembrava a guerra religiosa entre católicos e muçulmanos, evitou saudar os peregrinos como cruzados, substituindo a denominação por Movimento Eucarístico. A partir daí o nome Cruzada Eucarística mudou para Movimento Eucarístico Jovem. Hoje o MEJ tem aproximadamente 1 milhão e cem mil membros em 56 países dos cinco continentes.

PasCom Diocesana com informações de Henrique Halison – Serra do Vento