Mês Missionário tem abertura com a celebração da memória de Santa Teresinha

A Diocese de Pesqueira, em unidade com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizam durante o mês de outubro a Campanha Missionária. Toda as Paróquias, Áreas Pastorais e Reitoria são convidadas a promover ações locais que animem as comunidades a colaborar com projetos missionários, que atuam nas áreas de assistência social e evangelização, nos países mais carentes do mundo.

No próximo domingo, 1º de outubro, na Celebração Eucarística das 10h na Catedral Diocesana, Dom José Luiz irá presidir a celebração de abertura do Mês Missionário na Diocese. Este dia a Igreja também celebra a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da Igreja. Foi declarada padroeira da missão pelo papa Pio XI.

Mês Missionário 2023

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária deste ano e o lema, escolhido pelo Papa Francisco, traz a frase “Corações ardentes, pés a caminho”. Para articular o mês missionário, foram produzidas mais de 60 toneladas de materiais impressos, que já foram enviados a todas as comunidades da Diocese. São novenas, cartazes, santinhos e outros materiais que ajudam a divulgar em todas as famílias a importância deste mês.

Nos dias 21 e 22 de outubro, dia mundial das missões, as Igrejas de todo o mundo fazem suas doações para colaborar com o Papa em seus projetos de missão em quase de 1.120 dioceses pobres no mundo. Em 2022, a Igreja do Brasil arrecadou mais de 7 milhões em recursos financeiros, que puderam ajudar centenas de projetos missionários nos países mais necessitados.

Segundo Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das POM, o mês missionário reforça a experiência central da identidade missionária da Igreja. “A Campanha Missionária deste ano põe em evidência que cada Igreja local tem o compromisso de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho”, destacou a diretora.