Liturgia: Segundo Domingo do Advento ou Imaculada Conceição: o que celebrar em 8 de dezembro?

Este ano, as duas festas cairão no mesmo dia, ou seja, 8 dezembro. No Brasil e em outros países, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, embora a precedência seria do Segundo Domingo do Advento.

Pela regra da Liturgia, a Imaculada Conceição deveria ser celebrada no dia seguinte, porque o Domingo do Advento tem precedência ate mesmo a qualquer solenidade. Basta ver a Solenidade de São José em 19 de março. Quando cai num domingo, celebra-se no dia seguinte.

Porém, por causa da devoção popular e, de certa maneira, a Solenidade da Imaculada Conceição estar ligada ao Natal, a Igreja permite em alguns lugares que se celebre a Imaculada Conceição no lugar do Segundo Domingo do Advento. Obviamente, é uma exceção a qualquer regra, pois o domingo tem sempre precedência porque a festa e do Cristo Senhor aos domingos.

Festas e precedências

De acordo com as Normas Universais do Ano Litúrgico e o Novo Calendário Romano Geral (n.59), há uma tabela de precedência dos dias litúrgicos em três blocos:

Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor

Natal do Senhor, Epifania, Ascensão e Pentecostes, Domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, Quarta-feira de Cinzas, Dias da Semana Santa, de segunda à quinta inclusive, Dias dentro da Oitava da Páscoa

Solenidades do Senhor, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos inscritos no calendário geral, Comemoração de todos os fiéis defuntos