/
/
/
Jovens escrevem carta de propósitos como fruto do Congresso Eucarístico Jovem Diocesano

Jovens escrevem carta de propósitos como fruto do Congresso Eucarístico Jovem Diocesano

O Congresso Eucarístico Jovem Diocesano foi encerrado no último domingo, 11, em Arcoverde, em clima de grande fervor e alegria com missa presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano. Pela manhã, os jovens se encontraram em 20 grupos de estudo para aprofundamento sobre o tema central “Santificados em Cristo” nos mais diversos campos ligados à vida juvenil, em quinze temas de trabalho.

À tarde, no plenário os jovens expuseram suas conclusões para o plenário, redigindo ao final uma carta que foi apresentada diante do Bispo diocesano e recebeu a sua aprovação e assinatura, bem como dos demais jovens coordenadores de grupos de estudo e representantes dos 1600 participantes congressistas.

Na carta, os jovens expressam o compromisso de dar testemunho da santidade, com base nos vinte temas aprofundados, a saber:

1 – Namoro e afetividade

2 – Sexualidade e castidade

3 – Grupos de oração

4 – Justiça e solidariedade

5 – Serviço aos pobres

6 – Evangelização

7 – Drogas e violência

8 – Celebração da fé

9 – Convivência entre amigos

10 – Esportes e lazer

11 – Família

12 – Escola

13 – Mundo virtual

14 – Arte e música

15 – Vida religiosa e sacerdotal

Leia a íntegra da Carta.

Nós, jovens reunidos durante o Congresso Eucarístico Jovem 2015, em Arcoverde, para celebrar fé na presença de Jesus Cristo em nosso meio e descobrir os caminhos que Ele nos propõe para sermos seus discípulos missionários, nos comprometemos, diante do Senhor e da Igreja, a dar testemunho de santidade, vivendo como:

Santificados em Cristo no Namoro e Afetividade, ajudando-nos mutuamente a sermos fiéis à vontade de Deus, em constante busca pela santidade na construção de laços afetivos profundos em vista da constituição de famílias alicerçadas no amor onde Deus ocupe o centro de toda a vida. Para isso, nos propomos a orar juntos, compartilhando as experiências que Deus suscita na vida de cada um, ambos dispostos a discernir os caminhos que Ele aponta. Dialogar com sinceridade, companheirismo e respeito. Desenvolver a maturidade de tal forma que o relacionamento seja uma experiência vivida, no dia a dia, com respeito, diálogo sincero, companheirismo e afeto.

Santificados em Cristo na sexualidade e castidade, buscando conhecer as orientações da Igreja, sendo fiéis ao Senhor e nele aprendermos o verdadeiro amor, fortalecidos pela Eucaristia para sermos castos no mundo controverso de hoje.

Santificados em Cristo nos Grupos de Oração para santificar a comunidade através da oração constante que é fonte de graça e de obediência e cuja prática conduz ao Céu e nos envia à missão evangelizadora.

Santificados em Cristo para viver em comunidade de vida, numa adesão pessoal a este jeito de ser Igreja, entregando-se plenamente a Deus e doando a própria vida para o serviço ao Povo de Deus.

Santificados em Cristo para a Justiça e a Solidariedade nas periferias humanas. Guiados pelo Espírito santo, devemos ir ao encontro dos irmãos para viver a comunhão com os nossos irmãos em Cristo nas periferias humanas que clamam nitidamente por libertação. Para isso, torna-se necessário perceber o outro como um irmão, não julgá-lo, mas ir ao seu encontro, o acolher com suas fragilidades e buscar os caminhos de justiça e solidariedade.

Santificados em Cristo para o Serviço aos Pobres, a fim de sermos cristãos, tornando-nos pobres como os pobres, reconhecendo Cristo em cada um deles e servindo-os. Esta missão precisa ser realizada de forma organizada, identificando as necessidades mais urgentes, articulando grupos, entidades e demais pessoas para um trabalho continuo de assistência aos pobres, nos quais vemos o próprio Cristo Sofredor.

Santificados em Cristo para a Evangelização, desejamos Evangelizar sob a inspiração do Amor de Jesus que brota da Cruz e que nos faz a cada queda recomeçar novamente, amando e acolhendo o próximo com humildade e buscando a santidade para se chegar à salvação. O meio para alcançarmos nosso objetivo é seguir o caminho da luz pela misericórdia do Senhor, através do servir, do acolher, do amar e do viver a cruz.

 Santificados em Cristo para um mundo sem drogas e sem violência, engajados, como Igreja, com a luta contra as drogas e contra as causas e as consequências da violência e comprometidos com promoção da vida e a construção da paz, através de ações que evitem o uso de drogas e a disseminação da violência.

Santificados em Cristo para Celebrar a fé, expressando, na liturgia, a fé que vivemos e viver a fé que celebramos, glorificando a Deus e nos santificando. Para que este desejo seja alcançado, haveremos de acolher a Palavra de Deus e se aprofundar no conhecimento da importância e beleza da liturgia da Igreja.

Santificados em Cristo na Convivência entre amigos, como caminho para a fraternidade, valorizando a convivência para que, com a nossa vida, possamos dar testemunho de Cristo Jesus e sermos instrumentos para a santificação uns dos outros, em gestos de fé partilhada, amizade, respeito, lealdade, confiança e perdão. Este testemunho nós o haveremos de dar com o nosso exemplo e, se necessário for, também com as palavras.

Santificados em Cristo na prática de esportes e lazer que atraem muitos jovens e podem ser ferramenta eficazes para a evangelização, sobretudo porque estas práticas estimulam o respeito mútuo e a inclusão. Neste campo, desejamos promover eventos esportivos com caráter evangelizador e aprender com o exemplo de tantos santos jovens da Igreja e com os outros santos que embora não tão jovens se lançaram na aventura maravilhosa de seguir e anunciar Cristo no meio esportivo.

Santificados em Cristo na Família, colaborando para que ela se realize plenamente e gere bons frutos. Assim, desejamos testemunhar a Palavra do Senhor no cotidiano, juntos participando da missa e rezando, bem como tornando cada gesto e atividade em família uma oportunidade para expressar a nossa fé e estreitar os laços de afeto entre nós.

Santificados em Cristo na escola, sendo testemunhas de Cristo na realidade escolar, procurando conhecer profundamente a Jesus e a Igreja e, espelhados no exemplo dos santos, anunciar com convicção o Evangelho, mesmo quando a realidade quiser nos intimidar.

Santificados em Cristo no Mundo Virtual, utilizando os recursos e equipamentos tecnológicos para ajudar na interação pessoal, encurtando as distâncias através do entretenimento. Nos propomos a agir com prudência nas nossas postagens, principalmente evitando correntes que usam o sacratíssimo nome de Deus em vão. Também não desrespeitar, com nossas postagens, as outras religiões e os outros navegantes da internet em geral. Ainda pretendemos dar testemunho em pequenos atos pela internet, pregando a verdade reparadora de Cristo.

Santificados em Cristo na Arte e na Música, nos propomos a viver com alegria, compreendendo que a nossa arte pode ser um meio para tocar o coração das pessoas. Somos, pois, chamados a viver como profetas que evangelizam através da arte.

Santificados em Cristo na Vida Religiosa e Sacerdotal, desejosos de discernir sobre a nossa identidade vocacional na Igreja e no mundo, aprofundando a intimidade pessoal com Cristo pela oração e dispostos a assumir em nossas vidas os conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência) e servir aos pobres partilhando o amor do Cristo que nos chama.

Arcoverde, 11 de outubro de 2015, véspera da Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

 

Compartilhar: