/
/
FREI DE ASSIS É ELEITO DEFINIDOR DO NOVO GOVERNO PROVINCIAL NO TRIÊNIO 2024-2026

FREI DE ASSIS É ELEITO DEFINIDOR DO NOVO GOVERNO PROVINCIAL NO TRIÊNIO 2024-2026

Desde o dia 8 de janeiro, cerca de 80 frades provindos de todo território da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Ceará à Bahia) e da Alemanha, se reuniram no Convento Santo Antônio, no Sítio Ipuarana em Lagoa Seca. Celebrando mais um tempo forte da ação do Espírito Santo que gera comunhão, participação e unidade na vida provincial. Depois dos processos de escuta e reflexão, os frades planejaram neste sábado (13), os passos que serão dados nos próximos três anos com a eleição do novo Governo Provincial.

O processo eletivo deu início com a invocação do Espírito Santo, seguido de um momento de Ato Penitencial e o juramento dos escrutinadores que contribuíram com a contagem dos votos. A celebração seguiu com a deposição do cargo de Ministro Provincial de Frei João Amilton e a renúncia dos Definidores, Guardiões e demais serviços. Após o juramento dos 58 capitulares, em eleger o novo governo numa atitude de fé, deu início a eleição.

A eleição começou com a votação para Ministro Provincial, após três escrutínios, Frei Rogério Lopes foi eleito. Em seguida a escolha do Vigário Provincial foi realizada, assumindo o serviço, o Frei Marconi Lins. A eleição dos definidores veio em seguida, e os frades eleitos na ordem foram: Frei Wellington Reis da Conceição, Frei Gilmar Nascimento da Silva, Frei Francisco de Assis Beserra, Frei Lenilson Santana Santos, Frei Joanan Marques de Mendonça e Frei Alleanderson Brito.

Sendo, o Frei Francisco de Assis Beserra (Frei de Assis), pároco da Paróquia Imaculada Conceição em Pesqueira/PE. Um dos membros que compôs o definitório provincial no triênio de 2021-2023 e atual membro eleito definidor provincial 2024-2026.

Segue os registros dos eleitos no Capítulo Provincial:

O que é um Capítulo Provincial?

O capítulo provincial é um momento de grande importância para a direção da vida e missão dos frades na província. No capítulo são escolhidas as prioridades de atuação para os próximos três anos.

Como exorta o Papa aos franciscanos, “Cristo é o ponto central de vossa espiritualidade”, é necessário pois, “redescobrir a beleza da evangelização tipicamente franciscana, que nasce da fraternidade para promover a fraternidade”. “O amor doado no serviço é o maior modo de anúncio”.

Compartilhar: