Francisco está no Canadá

Foram 8.430 km a bordo do A330/AZ² da Ita Airways, percorridos em cerca de 10 horas e 10 minutos. O avião levando a bordo o Papa Francisco aterrissou na pista do Aeroporto Internacional de Edmonton às 11h08 (hora local) deste domingo, 24 de julho.
Como de costume, antes de descer, o Pontífice foi saudado ainda no avião pelo núncio apostólico, neste caso Dom Ivan Jurkovič, e pelo chefe do Protocolo. Em cadeira de rodas, Francisco foi conduzido a um hangar para a cerimônia de boas-vindas na presença da governadora-geral do Canadá, Mary May Simon, do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, lideranças indígenas e autoridades civis e eclesiásticas. Mas antes das saudações, indígenas entoaram cantos com instrumentos tradicionais. Depois, muito sorridente, e com uma escuta atenta, houve a troca de saudações e presentes com chefes indígenas.
Após o breve encontro com as autoridades civis do Canadá, Francisco dirige-se para o Seminário São José, distante 31,1 km, onde repousará neste primeiro dia em terras canadenses.
O Papa começa suas atividades na segunda-feira em Maskwacis – a cerca de 100 km – onde às 10 horas locais encontrará os povos indígenas das Primeiras Nações, Métis e Inuit.
À tarde, será a vez de encontrar outro grupo na Igreja do Sagrado Coração dos Primeiros Povos, dbem como membros da comunidade paroquial. Na ocasião, abençoará uma estátua de Santa Kateri Tekakwitha, a primeira nativa da América do Norte reconhecida como Santa pela Igreja Católica.

Programa completo

Numerosos encontros com povos indígenas, incluindo ex-alunos das escolas residenciais e os fiéis que participam da sugestiva peregrinação ao Lago de Santa Ana, marcam esta 37ª Viagem Apostólica de Francisco. O Papa tem etapas em Edmonton, Maskwacis, Quebec, Iqaluit, onde profere 4 discursos, 4 homilias, e uma saudação. Uma agenda cheia de compromissos, com muitos espaços entre eles para permitir ao Pontífice momentos de descanso.

Domingo, 24 de julho de 2022

ROMA – EDMONTON

09h16 Partida do Aeroporto Internacional de Roma / Fiumicino para Edmonton: https://bit.ly/3cETm1h
Saudação do Santo Padre aos jornalistas durante o voo para Edmonton: https://bit.ly/3BaUm7v