Festa na Diocese de Pesqueira: Garanhuns e Nazaré são acolhidas para celebrar seus centenários

Um dia memorável foi celebrado ontem (3), no Santuário  da Divina Misericórdia, em Arcoverde, quando a Diocese de Pesqueira recebeu a visita das dioceses irmãs de Garanhuns e Nazaré. As três Igrejas Particulares celebrarão em 2018 0 seu centenário, cada uma. Por isso, neste ano e no próximo, as dioceses tomaram a iniciativa de se visitarem para celebrar, em um dia festivo tão grande data. O primeiro encontro se deu em Garanhuns, no Santuário da Mãe Rainha, quando Pesqueira e Nazaré se fizeram presentes para uma bonita festa.

Ontem foi a vez de Pesqueira acolher as duas igrejas irmãs. Dezenas de caravanas começaram a chegar desde as primeiras horas da manhã ao Santuário, onde foram recebidas carinhosamente pelo Pe. Adilson Simões, reitor, e a sua equipe. Muitos sacerdotes também marcaram presença no evento, assim como religiosas e seminaristas.

Os três bispos – Dom Paulo Jackson Nóbrega, de Garanhuns; Dom Francisco Lucena Dantas, de Nazaré; e Dom José Luiz Ferreira Salles, SCSr, anfitrião, chegaram logo cedo ao local, onde circularam pelo meio do seu povo, abraçando e abençoando as pessoas. Milhares de diocesanos se fizeram presentes em clima de grande alegria e contentamento.

O ponto alto se deu às 11h com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Lucena e que contou com a pregação de Dom paulo Jackson. A orquestra do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, sob a regência do maestro Eduardo Espinhara, deu um colorido especial às canções na Santa Missa.

Ao final da celebração, dois momentos ganharam destaque: a lembrança dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, em ocasião da festa no próximo 12 de outubro; e a entrada dos estandartes com os padroeiros das dioceses, acompanhados de uma cópia da Bula Papal de Bento XV, de 1918, na qual a mesma criava as três dioceses no mesmo dia, mês e ano.

O próximo encontro será em maio de 2018, na Diocese de Nazaré, quando Pesqueira e Garanhuns retribuirão a visita.