/
Experiência Vocacional-Missionária na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo (13 a 21/01)

A Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo está vivenciando a Experiência Vocacional-Missionária Diocesana, entre os dias de 13 a 21 de janeiro de 2024. Com o intuito de promover o crescimento humano e espiritual dos participantes, esse evento busca consolidar o compromisso missionário dos seguidores de Jesus Cristo.

Tendo como objetivo geral: oferecer aos participantes a oportunidade de perceber e assumir, na prática, que a experiência missionária é um elemento crucial no processo de crescimento humano e espiritual, sendo também um valioso meio para a formação da mentalidade e do coração missionário do discípulo de Jesus Cristo. E como objetivos específicos:

-Expressar Comunhão com a Caminhada Missionária da Igreja.

-Abraçar o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, demonstrando a unidade e alinhamento com a caminhada missionária da Igreja.

-Suscitar nos participantes uma renovação da experiência de fé e de seus projetos vocacionais, visando crescimento em um autêntico espírito missionário, onde a vocação encontra sentido na missão.

-Conscientizar os participantes sobre a corresponsabilidade pelo cuidado da igreja local, fortalecendo o compromisso de cada um na construção e manutenção de uma comunidade sólida e acolhedora.

-Ajudar no processo de confirmação da autenticidade das motivações dos candidatos ao presbiterado por meio de uma experiência missionária planejada, acompanhada, iluminada pelo Evangelho e avaliada.

-Auxiliar candidatos ao presbiterado e missionários leigos a compreenderem, a partir da experiência vivida, como deve ser a vida de um missionário presbítero e a ação e participação do leigo na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo e em outras regiões da Diocese de Pesqueira.

-Sensibilizar os participantes sobre a necessidade da caminhada sinodal e da comunhão entre diversas instâncias e organismos da Igreja no Brasil, fortalecendo a unidade e colaboração.

-Cultivar o Coração e a Mentalidade Missionária: Ressaltar a importância de todos os ministros ordenados possuírem um coração e uma mentalidade missionária, estando abertos às necessidades da Igreja e do mundo.

-Dinamizar o projeto Missão sem Fronteiras e outros projetos missionários, incentivando a participação ativa das juventudes, promovendo o engajamento e a formação missionária. A Experiência Vocacional-Missionária na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo promete ser um período de intensa reflexão, formação e vivência missionária, contribuindo para o fortalecimento da vocação e o impulso missionário na Diocese de Pesqueira.

Que este tempo seja marcado por uma profunda comunhão e compromisso com a missão de propagar o Evangelho a todos os corações.

Fonte: Seminário Mãe da Santa Esperança.