Nesta terça tem debate presidencial nas TVs católicas

Nesta terça-feira (16) realiza-se o debate da CNBB entre os candidatos à presidência da República. O encontro é organizado pela TV Aparecida. Vários bispos do Brasil falaram sobre a importância do debate da CNBB para a democracia do Brasil. “Eu entendo que a Igreja deva dar a sua contribuição nesse momento tão especial para a vida do Brasil. Nós temos que oferecer também oportunidade para que os eleitores conheçam melhor os candidatos e votem de maneira mais consciente”, destacou o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha (DF).
O Bispo de Tocantinópolis (TO), Dom Giovane Pereira de Melo considera de suma importância conhecer bem as propostas de cada candidato. “Promover um debate para conhecer as propostas, os candidatos interpelados pelos representantes da sociedade, e no nosso caso, pela Igreja, que tem consciência que tem a sensibilidade das necessidades do povo é de suma importância, pois dessa forma, o nosso povo ficará conhecendo quais as propostas que cada candidato tem para solucionar ou encaminhar esses problemas”, afirmou.
O Bispo de Iguatu (CE), Dom João José da Costa falou sobre a participação da população. “É muito importante a participação da população, discutindo as propostas de governo em uma atitude de muita liberdade e dessa forma a Igreja tem muito a contribuir, uma vez que ela age de forma imparcial, mas colaborando muito para a promoção da democracia e da verdadeira cidadania que os nossos povos precisam”. O Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães falou sobre a transparência do debate. “Espero que seja um debate limpo de propostas para que as pessoas entendam e que as promessas feitas nesse debate se tornem projetos concretos e isso consiga chegar a quem mais precisa”, afirmou.
Segundo o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, promover um debate dessa amplitude vai ao encontro do que nós sentimos, nosso povo, nossa gente que está junto a população nas diversas situações do Brasil. “Eu creio que a promoção do debate pode engrandecer próprio debate e cooperar para que as pessoas possam votar com mais consciência e mais responsabilidade”, afirmou. O Bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, também falou sobre a importância do debate. “Como o próprio Papa Francisco disse recentemente é a forma mais elevada de viver a caridade e um debate como esse promovido pela Conferência Episcopal é muito bem vindo, pois é junto que a comunidade católica possa apresentar as suas preocupações, seus questionamentos, suas perguntas e as suas propostas”, destacou. (SP-A12)

Rádio Vaticano