/
/
ENCONTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CÂMARA (CEFEP) REALIZA ETAPA CONCLUSIVA DA 9ª EDIÇÃO DO CURSO POLÍTICA PARA CRISTÃOS

ENCONTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CÂMARA (CEFEP) REALIZA ETAPA CONCLUSIVA DA 9ª EDIÇÃO DO CURSO POLÍTICA PARA CRISTÃOS

Gildo Aquino
Gildo Aquino – Representante da Diocese

De 14 a 27 de janeiro aconteceu a segunda etapa da 9ª edição do Curso de Política para Cristãos, iniciativa promovida pelo Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”, o CEFEP em parceria com a Coordenação Central de Educação à Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Participam do curso, que está sendo realizada na Casa Assunção, em Brasília (DF), 38 lideranças locais que já passaram por uma formação de base, seja nas escolas de Fé e Política locais ou regionais, ou procedente de Conselho de Leigos e Pastorais Sociais.

A nossa Diocese foi representada pelo cristão Leigo Gildo Aquino. Indígena do povo Xukuru do Oroubá ele atua como liderança ativa da Paróquia Nossa Senhora das Montanhas, paróquia presente no território Xukuru.

Perfil dos participantes

Nesta 9° turma, se matricularam inicialmente 43 estudantes, sendo a maioria da região sudeste do país com 15 cursistas.  A região Norte vem em seguida com 11 representantes e 9 vindos da região Nordeste do país. Um ponto de destaque desta 9° turma, é a atuação de grande parte dos cursistas (91% do total) em atividades político-sociais e em conselhos de direito, demonstrando um alto grau de envolvimento em várias instâncias de atuação na sociedade.

O curso tem duração de dois anos e uma carga horária total de 360 horas. A parte presencial conta com duas etapas presenciais e uma parte remota que é feita por plataformas digitais como Moodle e Zoom. Ao final, os participantes apresentam um trabalho de conclusão e recebem certificação como especialistas. Dentre as disciplinas que são ministradas estão Comunicação e Política; História da Formação Social, Econômica, Política e Cultural do Brasil; Ensino Sociais da Igreja; História da Política e da Economia, dentre outras.

Com informações da CNBB

 

Compartilhar: