ENCONTRO COM OS BISPOS RESPONSÁVEIS DAS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS PARA A PASTORAL DA MOBILIDADE HUMANA

Realizou-se em São Paulo, Brasil, nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, o primeiro “Encontro com os bispos responsáveis das Conferências Episcopais para a Pastoral da Mobilidade humana”. Junto com bispos, participaram também a Direção Geral e as Direções Regionais e Provinciais da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos). E participou, ainda, o Pe. Fábio Baggio, Subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, no Vaticano.

O encontro ocorreu num espaço histórico para a solicitude aos migrantes e refugiados no Brasil – junto ao Instituto Cristovão Colombo (ICC), que há mais de 120 anos acolhe os órfãos de migrantes, e ao Instituto de Teologia de São Paulo (ITESP). O evento está em sintonia com a voz e os gestos proféticos do Papa Francisco, e sua atenção particular para com os migrantes e refugiados de todo planeta.

O encontro contou com 15 bispos de vários países e de todos os continentes. Representam de forma especial os países onde atuam os missionários scalabrinianos junto à Pastoral dos Migrantes. Ao lado dos bispos, estiveram presentes também os sacerdotes religiosos scalabrinianos que trabalham junto aos migrantes, refugiados e marítimos dos diversos países de todo o mundo. Entre os participantes do encontro, esteve o nosso Bispo Diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR.

O principal objetivo do encontro foi identificar as convergências, os desafios e as propostas entre a Congregação Scalabriniana e as respectivas Conferências Episcopais, sobre a temática do fenômeno das migrações. As migrações hoje, mais do que nunca, interpelam as Igrejas Locais e as Congregações e institutos que têm esse carisma da solicitude pastoral ao povo sem raíz e sem pátria, população crescente na economia globalizada. Em espírito de sinodalidade, caminhando juntos, seremos mais fortes.

Segue o link com as fotos dos bispos responsáveis pelas conferências episcopais para a Pastoral da Mobilidade Urbana:

Fonte: Universo Paulinas.