Encontro capacitará lideranças para a fase “escuta”, no Brasil, da Assembleia Eclesial do CELAM

Nesta terça-feira (11), das 19h30 às 21h,  a Comissão Nacional de Animação do Brasil realizará o encontro “Assembleia Eclesial: Convocação para o Processo de Escuta”, por meio da plataforma Zoom. Trata-se de uma formação cujo público-alvo, para quem foi enviado o convite, são os secretários executivos dos regionais da CNBB, assessores, presidentes de Organismos, coordenadores de Pastorais e movimentos e coordenadores de pastorais diocesanos.

Programação:
1 – Oração inicial: Sônia de Oliveira & Zé Vicente
2 – Informações gerais
3 – Contextualização da Assembleia Eclesial
4 – Apresentação e mobilização para o processo de escuta
5 – Ciranda de perguntas, respostas e sugestões
6  – Conclusão e encaminhamentos
7 – Oração final: oração da Assembleia Eclesial

O evento é parte do processo de escuta do Povo de Deus para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). O objetivo dessa preparação é “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”, de acordo com o organismo continental. O período de escuta estende-se até meados de julho.

A Assembleia, que tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

De acordo com o subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, membro da Comissão Nacional de Animação do Brasil, a formação buscará aprofundar os objetivos geral e específicos, o conteúdo central e o processo metodológico sinodal da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

“Convidamos amplamente todas as nossas lideranças de pastoral para esse momento de formação e sensibilização para entrarmos com empenho, alegria e entusiasmo no Processo de Escuta, ponto chave do caminho metodológico da Assembleia, que se estenderá até fim de junho próximo”, conclamou.

Vídeo de mobilização

A Comissão Nacional de Animação do Brasil produziu um vídeo com informações em português sobre os objetivos, programa e metodologia do encontro.