Domingo é dia do Óbolo de São Pedro nas paróquias

Em todas as celebrações deste final de semana, as ofertas  são destinadas para o Óbolo de São Pedro.  Trata-se de uma coleta especial realizada sempre por ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, destinada às necessidades da Igreja Universal cujo cuidado afeta prioritariamente aquele com quem todos estamos em comunhão, a quem foi conferida a missão de confirmar os seus irmãos.

Entenda esta Coleta

O óbolo de São Pedro é destinado à prática desta caridade e também a de mantermos os serviços da Igreja Universal. Como instituição visível ela tem de se manter, de conservar toda a obra evangelizadora construída através dos séculos por nossos irmãos que já se foram e por nós mesmos e que expressam nossa fé, o culto, os templos, os lugares santificados. O Papa João Paulo II, expressou-se, falando aos participantes do Círculo de São Pedro, 28 de Fevereiro de 2003: “O Óbolo constitui uma verdadeira e particular participação na ação evangelizadora, especialmente se se consideram o sentido e a importância de partilhar concretamente as solicitudes da Igreja universal”

A prática desta espórtula coletiva nasceu da iniciativa de anglo-saxões no século VIII para que, na unidade da Igreja sob o Papa, pudesse ela manter-se e cumprir também, organizadamente, sua missão. Rapidamente se espalhou pelos demais países da Europa. Como outras semelhantes, passou por muitas vicissitudes diversas ao longo dos séculos até que foi consagrada pelo Papa Pio IX através da sua Encíclica Saepe venerabilis, de 5 de Agosto de 1871. No Brasil, firmou-se na espórtula das missas da festa de São Pedro.

Fonte: Catequizar