/
/
/
DOM JOSÉ PROFERIU A AULA DE ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE DA ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS, QUE ACONTECE EM BELO JARDIM/PE

DOM JOSÉ PROFERIU A AULA DE ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE DA ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS, QUE ACONTECE EM BELO JARDIM/PE

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, proferiu a aula de encerramento do primeiro semestre da Escola de Teologia para leigos. O último encontro anual letivo, aconteceu em um sábado (16/12), em Belo Jardim/PE.

A aula teve como tema: Missão. Trazendo como pauta, as Santas Missões Populares e a afirmação do Concílio Vaticano II,  “A igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo”.

Não podemos falar de missão, sem falar de sinodalidade. Visto que, juntamente com a comunhão e a participação, a missão é colocada como um dos elementos que sustentam o tripé da sinodalidade.

Em cada Igreja Local está “a Igreja toda”, ainda que não esteja “toda a Igreja”. E é do mesmo e único batismo, que derivam-se todos os ministérios. Uma Igreja missionária é uma “Igreja em saída” capaz de abandonar a autorreferencialidade para chegar a todos, indistintamente, a fim de testemunhar no mundo o amor salvador de Jesus. É por isso que as palavras-chave do Sínodo são: comunhão, participação, missão.

O curso de Teologia Pastoral é inspirado no dinamismo da comunhão trinitária, levando em conta a experiência pessoal e comunitária da fé, e enraizado na Tradição viva da Igreja. Um quantitativo de 100 pessoas, participam das aulas.

Confira alguns registros deste dia.

“Senhor, completa o que começaste.” (Sl 137,8)

Compartilhar: