Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, proferiu a aula de encerramento do primeiro semestre da Escola de Teologia para leigos. O último encontro anual letivo, aconteceu em um sábado (16/12), em Belo Jardim/PE.
A aula teve como tema: Missão. Trazendo como pauta, as Santas Missões Populares e a afirmação do Concílio Vaticano II, “A igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo”.
Não podemos falar de missão, sem falar de sinodalidade. Visto que, juntamente com a comunhão e a participação, a missão é colocada como um dos elementos que sustentam o tripé da sinodalidade.
Em cada Igreja Local está “a Igreja toda”, ainda que não esteja “toda a Igreja”. E é do mesmo e único batismo, que derivam-se todos os ministérios. Uma Igreja missionária é uma “Igreja em saída” capaz de abandonar a autorreferencialidade para chegar a todos, indistintamente, a fim de testemunhar no mundo o amor salvador de Jesus. É por isso que as palavras-chave do Sínodo são: comunhão, participação, missão.
O curso de Teologia Pastoral é inspirado no dinamismo da comunhão trinitária, levando em conta a experiência pessoal e comunitária da fé, e enraizado na Tradição viva da Igreja. Um quantitativo de 100 pessoas, participam das aulas.
Confira alguns registros deste dia.



“Senhor, completa o que começaste.” (Sl 137,8)