Dom José Luiz visita área missionária em Manaus

Compartilhe:

No mês dedicado às missiões, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, nosso bispo diocesano, visitou a Área Pastoral Santa Etelvina, em Manaus, aos cuidados da Diocese de Pesqueira através do Pe. Erivânio Moraes. Durante este período, participou da confraternização do Clero da Arquidiocese de Manaus e da celebração de um ano das Santas Missões Populares na área Santa Etelvina, que em 2013 contou  com a presença de missionários da Diocese de Pesqueira. Foi ainda oportunidade para se encontrar com Dom Sérgio Castriani e com o Conselho Pastoral da Área, além de realizar visitas a algumas comunidades, inclusive à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Figueiredo.

Diocese presente em Manaus

Desde 2008 a Diocese de Pesqueira assumiu aquela área como experiência de missão. Neste 6 anos, passos significativos estão sendo dados no sentido de ser presença da Igreja no meio do povo, articular lideranças e animar as comunidades para viver a Palavra e celebrar a Fé. Neste sentido, foi possível criar uma outra área pastoral, desmembrada do território da Área Santa Etelvina,  e que atualmente está aos cuidados da Arquidiocese de Feira de Santana (BA), de onde foram enviados Pe. João e Pe. José.

Desafios da caminhada

Entretanto, ainda são grandes os desafios, visto que após o desmembramento, a Área Santa Etelvina tem ainda cerca de 60 mil habitantes, em 6 comunidades urbanas e 6 comunidades rurais. A cada dia surge um novo loteamento e estão sendo construídos um grande hospital, um shopping para 400 mil pessoas que será inaugurado em novembro  e uma fábrica de motos. Estas realidades pedem a presença cada vez mais intensa da Igreja. Enquanto isso, na Arquidiocese não há padres suficientes para todas as paróquias e conta com 12 seminaristas. Há, inclusive, paróquias que passaram cerca de 10 anos sem um padre e, consequentemente, são grandes as dificuldades para hoje organizar o trabalho da evangelização.

erivanioDedicado, entusiasmado e com coragem, o Padre Erivânio Morais coordena o Setor daquela área missionária, é diretor espiritual da Pastoral da Criança e colabora com o trabalho da  Fazenda da Esperança. Atualmente também é membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese, 2º tesoureiro da Cáritas arquidiocesana e ainda responsável pela chácara do Clero. Com ele está Amilton Rogério, leigo da Fundação Terra, que se dispõe a colaborar como missionário pelo período de 1 ano. Há, entretanto, a necessidade de um outro padre para partilhar a ação missionária e a coordenação dos trabalhos naquela área, pela qual somos diretamente responsáveis até o ano de 2018.  “Neste mês das missões, unidos ao povo da Área missionária de Santa Etelvina, que agradece a Deus pela presença presença missionária da Diocese de Pesqueira, intensifiquemos nossas orações para que a nossa Igreja diocesana viva em estado permanente de missão”, afirma Dom José Luiz.

Confira mais imagens no álbum de fotos.

PasCom Diocesana com informações do Secretariado Diocesano de Pastoral

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​