Dom José Luiz visita área missionária em Manaus

No mês dedicado às missiões, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, nosso bispo diocesano, visitou a Área Pastoral Santa Etelvina, em Manaus, aos cuidados da Diocese de Pesqueira através do Pe. Erivânio Moraes. Durante este período, participou da confraternização do Clero da Arquidiocese de Manaus e da celebração de um ano das Santas Missões Populares na área Santa Etelvina, que em 2013 contou  com a presença de missionários da Diocese de Pesqueira. Foi ainda oportunidade para se encontrar com Dom Sérgio Castriani e com o Conselho Pastoral da Área, além de realizar visitas a algumas comunidades, inclusive à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Figueiredo.

Diocese presente em Manaus

Desde 2008 a Diocese de Pesqueira assumiu aquela área como experiência de missão. Neste 6 anos, passos significativos estão sendo dados no sentido de ser presença da Igreja no meio do povo, articular lideranças e animar as comunidades para viver a Palavra e celebrar a Fé. Neste sentido, foi possível criar uma outra área pastoral, desmembrada do território da Área Santa Etelvina,  e que atualmente está aos cuidados da Arquidiocese de Feira de Santana (BA), de onde foram enviados Pe. João e Pe. José.

Desafios da caminhada

Entretanto, ainda são grandes os desafios, visto que após o desmembramento, a Área Santa Etelvina tem ainda cerca de 60 mil habitantes, em 6 comunidades urbanas e 6 comunidades rurais. A cada dia surge um novo loteamento e estão sendo construídos um grande hospital, um shopping para 400 mil pessoas que será inaugurado em novembro  e uma fábrica de motos. Estas realidades pedem a presença cada vez mais intensa da Igreja. Enquanto isso, na Arquidiocese não há padres suficientes para todas as paróquias e conta com 12 seminaristas. Há, inclusive, paróquias que passaram cerca de 10 anos sem um padre e, consequentemente, são grandes as dificuldades para hoje organizar o trabalho da evangelização.

erivanioDedicado, entusiasmado e com coragem, o Padre Erivânio Morais coordena o Setor daquela área missionária, é diretor espiritual da Pastoral da Criança e colabora com o trabalho da  Fazenda da Esperança. Atualmente também é membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese, 2º tesoureiro da Cáritas arquidiocesana e ainda responsável pela chácara do Clero. Com ele está Amilton Rogério, leigo da Fundação Terra, que se dispõe a colaborar como missionário pelo período de 1 ano. Há, entretanto, a necessidade de um outro padre para partilhar a ação missionária e a coordenação dos trabalhos naquela área, pela qual somos diretamente responsáveis até o ano de 2018.  “Neste mês das missões, unidos ao povo da Área missionária de Santa Etelvina, que agradece a Deus pela presença presença missionária da Diocese de Pesqueira, intensifiquemos nossas orações para que a nossa Igreja diocesana viva em estado permanente de missão”, afirma Dom José Luiz.

Confira mais imagens no álbum de fotos.

PasCom Diocesana com informações do Secretariado Diocesano de Pastoral