Dom José Luiz vai ao encontro de Francisco levando a Diocese de Pesqueira no coração

Como Igreja diocesana, nos unimos em oração ao nosso Bispo que, junto aos bispos da CNBB Regional NE2, que compreende 17 dioceses e 4 arquidioceses dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, que durante os dias 10 a 21 de maio estarão em Roma para a Visita Ad Limina Apostolorum.

O que é a “Visita Ad Limina”?

Significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos apóstolos, na diocese de Roma, […] feita com periodicidade quinquenal, ou seja, obrigatória a cada cinco anos. […] é prevista no código de direito canônico nos seus cânones 399-400.”

Programação

Os religiosos participarão da Visita ad Limina Apostolorum entre os dias 16 e 20, mas antes do encontro com o Papa Francisco eles farão um roteiro espiritual começando pela terra de outro Francisco, o de Assis.

O grupo parte da Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos, em Roma, na quinta-feira (12), às 8h no horário local, chegando a Assis no início da tarde. Após visita às basílicas de Santa Clara e de São Francisco, os pastores das dioceses e arquidioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte celebram a Santa Missa na Capela San Bonaventura.

A peregrinação pelos lugares santos continua na sexta-feira (13), quando os bispos seguirão para Lanciano. Lá celebram a Santa Missa no fim da manhã e depois seguem para San Giovanni Rotondo, onde está o corpo de São Pio de Pietrelcina.

No sábado (14), o grupo visita e celebra no Santuário de Santa Maria das Graças, conhecida como igreja antiga. No fim da manhã, a expectativa é de que os bispos visitem o Monte de São Miguel. A peregrinação terminará com um almoço no Centro de Espiritualidade Padre Pio.

Três momentos resumem a programação:
1. Peregrinação ao túmulo dos apóstolos São Pedro e São Paulo, colunas da igreja;
2. Encontro pessoal com o Papa Francisco;
3. Contato com os dicastérios da cúria romana que são órgãos da igreja que ajudam diretamente o governo do Papa.