Dom José Luiz reúne Conselho Presbiteral presencialmente após seis meses

Aconteceu na manhã de hoje (17), na sede da Cáritas Diocesana, em Pesqueira, o primeiro encontro presencial do Conselho Presbiteral, após o período de reclusão por conta da Covid-19. Convocados por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, sacerdotes coordenadores das regiões pastorais, vigário geral, reitor do seminário e membros da pastoral presbiteral se encontraram com o Bispo diocesano para dar encaminhamentos a diversas questões de âmbito pastoral na Diocese.

Entre os assuntos em pauta, uma discussão informal sobre as reações e comportamentos das paróquias, áreas pastorais e reitoria quanto ao retorno às celebrações, abertas desde o último dia 8. Foram levantadas algumas dificuldades típicas de um recomeço e uma adaptação a novas situações até então nunca vivenciadas pelos padres em suas comunidades.

O Reitor do Seminário de Teologia, padre José Gomes (Pe. Nilson) apresentou uma avaliação e os reflexos da pandemia na formação dos futuros sacerdotes da Diocese, destacando aspectos positivos como o retorno dos seminaristas às suas famílias que possibilitou sentir as suas problemáticas mais de perto, num tempo de discernimento maior e reflexão acerca de suas opções vocacionais.

Outros assuntos de foro interno também fizeram parte da pauta.

O Conselho Presbiteral tem, na Diocese, a função primordial de auxiliar o bispo, especialmente ajudando-o a refletir sobre assuntos de cunho pastoral, colaborando assim com o andamento da Diocese em seus mais diversos campos de ação missionária.