No último sábado, 5 de julho, o bispo diocesano de nossa Igreja Particular, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, esteve presente na solene celebração de posse canônica de Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da Diocese de Cajazeiras (PB).
A cerimônia, marcada por profunda fé, comunhão eclesial e expressiva participação do povo de Deus, celebrou a continuidade da missão episcopal naquela porção do sertão paraibano, agora sob a condução de Dom Francisco Gabriel, religioso redentorista e comunicador apaixonado pelo Evangelho.
Dom Francisco é natural da cidade de Esperança (PB), onde nasceu em 5 de fevereiro de 1968. Terceiro de sete irmãos, oriundo de uma família simples e marcada pela fé católica, ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), os Missionários Redentoristas. Cursou Filosofia no Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e concluiu a Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com reconhecimento do Pontifício Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação presbiteral ocorreu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.
Além da sólida formação teológica, Dom Francisco também se destacou na área da comunicação, tendo concluído o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 2010. Atuou como produtor de programas radiofônicos como “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda, e organizou a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.
Em 21 de junho de 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Campo Maior (PI), sendo ordenado bispo no dia 26 de agosto do mesmo ano. Já em 9 de abril de 2025, novamente por nomeação do Santo Padre, foi transferido para a Diocese de Cajazeiras, onde assume agora sua nova missão pastoral.
Diocese de Cajazeiras: 110 anos de história e evangelização
A Diocese de Cajazeiras (Dioecesis Calazeirasensis) foi criada em 6 de fevereiro de 1914 por meio da bula Maius Catholicae Religionis Incrementum, do Papa Pio X, com território desmembrado da então Diocese da Paraíba — elevada, na mesma ocasião, à condição de Arquidiocese. A instalação oficial da nova diocese se deu no dia 29 de junho de 1915, com a posse do seu primeiro bispo, o cajazeirense Dom Moisés Coelho, nomeado pelo Papa Bento XV.
Entre os anos de 2024 e 2025, a Diocese de Cajazeiras celebra, com júbilo, os 110 anos de criação e instalação de sua estrutura eclesial. Ao longo de sua história, parte de seu território foi cedido para a criação da Diocese de Patos, em 1959.
Atualmente, a diocese conta com 61 paróquias, 1 quase-paróquia e 2 áreas pastorais, organizadas em 6 foranias, abrangendo 54 municípios paraibanos numa área de 14.867 km². Tem como padroeira principal Nossa Senhora da Piedade, titular da Igreja Catedral, e como padroeiro secundário São Pio X.
Com sede na cidade de Cajazeiras — fundada por Ana Albuquerque e seu filho, o educador Pe. Inácio de Sousa Rolim — a diocese segue firme em sua missão evangelizadora, agora guiada por seu 8º bispo, Dom Francisco Gabriel.





