/
/
Dom José Luiz Ferreira Salles, é eleito vice-presidente nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores

Dom José Luiz Ferreira Salles, é eleito vice-presidente nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores

O nosso bispo diocesano, foi eleito vice-presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP Nacional). O religioso vai auxiliar o bispo da Prelazia de Tefé (AM) e novo presidente do organismo, dom José Altevir, pelos próximos três anos.

A nova diretoria foi escolhida, na quarta-feira (8), durante a Assembleia Nacional do CPP que acontece no Recife até esta sexta-feira (10). Além da presidência e da vice também foi eleito o secretariado nacional. Francisco Nonato, do CPP Regional Ceará/Piauí, assume a secretaria executiva, e Valmira Gonçalves (CPP Regional Sul) é a atual secretária de Direito e Organização.

Para as demais secretarias temáticas foram reconduzidos ao cargo a secretária de Meio Ambiente e Território, Andréa do Espírito Santo (CPP Regional Bahia/Sergipe) e o secretário de Renda e Economia Solidária, Marcelo Apel (CPP Regional Ceará/Piauí).

“Precisamos trazer para hoje as lutas que os nossos antecessores mantiveram vivas e também aprofundar a mística do CPP. Nós somos um Conselho de Pastoral e por isso não podemos nos afastar da mística. Aliás, o cristão de amanhã ou será um místico ou não será cristão. Essa é a diferença de nós como CPP para uma ONG ou outros grupos. É muito importante manter viva a mística, especialmente em busca da realização do Reino de Deus, ou melhor, da antecipação dos sinais do Reino de Deus na vida do pescador e da pescadora, para que transforme realmente o seu viver, num viver abundante, cheio de dignidade e esperança e possam viver livres, assim como Deus os criou”, disse o presidente eleito, dom José Altevir.

Nova coordenação do CPP Nacional

Despedida

Após passar seis anos como presidente do CPP, o bispo da Diocese de Brejo (MA), dom José Valdeci, se despediu agradecendo pela acolhida e caminhada junto à pastoral. “O CPP, como outras pastorais sociais e organismos do Povo de Deus, tem uma missão muito importante e essa missão é, como discípulos e discípulas de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos comprometermos com a vida, com a dignidade. Nos comprometermos com o direito, de modo especial, o direito daqueles e daquelas que têm os seus direitos negados”, declarou.

Para o ex-presidente, o CPP tem uma contribuição importante para a sociedade. “Sobretudo na luta para defesa dos pescadores e pescadoras, marisqueiras, enfim, por todos os homens e mulheres das águas. Nesse sentido que quero agradecer o testemunho de cada um e de cada uma e dizer que aprendi muito com todos vocês”, afirmou dom José Valdeci.

Mais articulação

O novo secretário executivo, Francisco Nonato, vê como um dos desafios do CPP fortalecer a articulação interna do CPP e também com as outras pastorais e movimentos sociais, especialmente, as que atuam no campo.

“É preciso que criemos um ambiente de cura e de afeto. É tempo de a gente escutar o Papa Francisco, é preciso superar os muros e construir pontes. Isso tanto internamente na Pastoral dos Pescadores, quanto externamente com os aliados e aliadas da luta em defesa do território pesqueiro, em defesa da Igreja em saída e em defesa de um projeto de pastoral, que vamos dar continuidade e escrever de forma coletiva”, destacou Nonato.

Além dos cargos da presidência e do secretariado foram eleitos também os novos membros do Conselho Fiscal:

Titulares
José Piedade (CPP Regional Bahia)
José de Maria (CPP Regional Maranhão)
Luzaneide Pinto (CPP Regional Espírito Santo/Minhas Gerais)

Suplentes
José Elio (CPP Regional Nordeste 2)
Pedro Ribeiro (CPP Regional Norte)
Luciano Galeno (CPP Regional Ceará/Piauí

Com informações do CPP Nacional e Comunicação da CNBB NE2
Fotos: Henrique Cavalheiro

Compartilhar: