Dom José Luiz fala sobre os desafios da Diocese de Pesqueira na TV Aparecida

Em rede nacional, pela TV Aparecida, na última quinta-feira, 3, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, concedeu entrevista ao programa “Bem-vindo Romeiro”, na qual o bispo falou dos desafios encontrados na Diocese de Pesqueira.

Em sua fala, Dom José, que este ano completa 30 anos de sacerdócio, depois de traçar brevemente a sua trajetória vocacional, destacou como ponto mais crítico e desafiador para a pastoral na diocese a questão hídrica que assola o povo nordestino. Outras questões como a pobreza e a violência, especialmente no mundo juvenil, também foram lembradas pelo pastor.  O bispo ainda destacou características marcantes do seu rebanho, qualificando-o como “um povo forte, esperançoso, guerreiro e muito acolhedor”, valores que, segundo ele, ajudam o povo a vencer as dificuldades.

Dom José Luiz ressaltou ainda a importância das comunidades indígenas no território diocesano de Pesqueira, destacando a paróquia Nossa Senhora das Montanhas, na Vila de Cimbres (Pesqueira), onde mora um sacerdote nas aldeias junto aos indígenas. “Isto é muito importante  na cultura e no processo de evangelização. E o bispo precisa conhecer essas realidades para pensar numa evangelização inculturada”, frisou.

Outro ponto de destaque na entrevista foi a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorrida de 22/08 a 20/09. O bispo ressaltou a fé do povo na imagem de Nossa Senhora, simbolizada no toque do manto. “Por onde a imagem passou, as pessoas tocavam no manto e na própria imagem, com deixando nele as suas marcas e o seu suor. Mas eu queria que nós olhássemos este manto não como sujeira, mas onde estão as dores, as esperanças, as alegrias… Foi isto que muito me marcou na peregrinação da imagem pela nossa diocese”, concluiu Dom José.

Confira a reportagem na íntegra no link abaixo:

PasCom Diocesana