Dom José Luiz dedica nova igreja e novo altar em Venturosa

Numa cerimônia marcada por forte emoção e alegria, a Paróquia São José, em Venturosa, Região Pastoral Pesqueira, recebeu a visita de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, para um momento muito especial em sua história. Depois de cinco anos de atividades contínuas, a nova igreja matriz da cidade foi dedicada e entregue ao povo.

DSC02838

A cerimônia teve início na capela ao lado da casa paroquial, onde bispo procedeu o convite ao povo a caminhar em direção à nova igreja. Sob cantos como “Alegres vamos à casa do Pai…”, o povo caminhou sob forte emoção para, em pouco tempo, adentrar à nova casa de oração.

DSC02833

Já na calçada da nova igreja, o mestre de obras responsável pela edificação entregou as chaves da nova igreja a Dom José Luiz que, por sua vez, as repassou para o Pe. Fábio Pereira dos Santos, pároco. Sob clima de muita emoção, Pe. Fábio abriu as portas da igreja, a partir do convite do bispo para que todos pudesse se achegar ao templo e participar da Santa Missa.

DSC02932
Dom José Luiz unge o altar
DSC02935
Pe. Fábio unge as paredes do novo templo
DSC02940
O incenso é colocado sobre o novo altar
DSC02950
Pe. Fábio e Pe. Francisco Bispo revestem o novo altar
DSC02954
Membros da comunidade iluminam o novo altar

Seguiu-se o rito de dedicação com destaques a momentos especiais, tais como a unção do novo altar e das paredes, a deposição das relíquias, a incensação e a iluminação do altar de de toda a igreja ao acender as velas e as luzes.

DSC02908

Em sua homilia, Dom José Luiz destacou a importância da reforma do templo, mas a necessidade maior de que a comunidade entenda que esta reforma é um sinal de uma comunidade que se renovou a partir dos passos dados e da luta comum de todos para ver acontecer a obra. O bispo manifestou ainda a sua gratidão ao Pe. Fábio pela coragem e liderança à frente de uma comunidade que, mesmo em meio aos desafios econômicos por causa do período intenso de estiagem que ora atravessa, foi capaz de unir esforços para chegar ao objetivo. Pe. Fábio agradeceu a todos, mas ressaltou com base no versículo bíblico: “Fizemos aquilo que deveríamos ter feito. Somos apenas servos inúteis”.

DSC02956

Ao final, Dom José Luiz convidou a que todos viessem beijar o novo altar dedicado, ressaltando o seu sentido no templo e na vida da comunidade. Também foi lida uma mensagem do prefeito da cidade e de Dom Francisco Biasin, visto que a obra começou há cinco anos, quando ele era então bispo de Pesqueira. Por fim, todos cantaram vibrantemente o “Te Deum”, acompanhados pelo Coral do Livramento, de Arcoverde.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos.

PasCom Diocesana