Dom José Luiz convoca Diocese em Congresso Eucarístico a dar um grito contra o Aborto

Ao final da celebração de abertura do 4º Congresso Eucarístico na noite desta quinta-feira (5), presidida pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Anielo, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, através do padre Marconni Barbosa, pároco da Catedral, fez ler uma nota oficial na qual o Bispo convocava toda a Diocese e demais pessoas de boa vontade a se pronunciarem, usando todos os meios possíveis, na luta pela vida e contra o aborto.

Leia a nota na íntegra.

Queridos irmãos e irmãs, Povo de Deus desta querida Centenária Diocese de Pesqueira

Reunidos de tantos lugares, estamos hoje em clima de júbilo e festa pela celebração dos nossos 100 anos de caminhada, propagando o Evangelho nestas terras do agres e sertão pernambucanos, em atitude missionária em favor do bem de todos. Quantas graças recebidas! Louvemos o Senhor!

Estamos em Congresso Eucarístico. É tempo de nos colocarmos aos pés de Jesus e buscar nele a força e a coragem para a nossa caminhada. A festa do Centenário, sobretudo este Congresso, nos convida a olhar para Jesus não somente presente no Pão consagrado, mantendo-nos unicamente em atitude devocional de meros adoradores. Este Jesus, presente no Pão da Vida, é o mesmo que hoje clama em nossa realidade por justiça na pessoa dos empobrecidos e excluídos, dos indefesos e marginalizados.

Quero, nesta hora singular, alertar a todos para um grave fato de ameaça à vida nestes dias, que permeia nas camadas políticas e sociais do nosso país. Amanhã e no próximo dia 6, por convocação do Supremo Tribunal Federal, deverá acontecer uma audiência púbica sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, com base na DPF 442.

Na prática, essa iniciativa maléfica e diabólica solicita ao Supremo Tribunal Federal a suspensão dos artigos 124 e 126 do Código Penal que tratam aborto como crime inconstitucional.  Estamos diante de um desafio, frente a grupos e pessoas que tentam aos poucos disseminar uma cultura de morte em nossa pátria . A nossa Constituição é clara quando nos fala sobre a inviolabilidade da vida, desde a sua concepção até o seu fim natural, como direito básico e fundamental de toda criatura humana.

Irmãos e irmãs, o momento exige uma  atitude profética de nossa parte. De fato, temos que ser capazes de adorar ao Senhor na Eucaristia,  Pão da Vida. Mas, de nada valerá nosso culto àquele que é o Pão da Vida, se não estivermos dispostos a lutarmos pelo direito à vida de crianças indefesas no ventre materno, onde o Senhor também se faz presente e ameaçado a não viver.

Portanto, amados diocesanos, como Pastor desta Igreja Particular de Pesqueira, neste dia histórico dos nossos 100 anos de Vida e Missão, quero convocar a todo o povo católico e de boa vontade desta Diocese para que nos manifestemos publicamente, usando todos os meios possíveis, para que possamos dar o nosso grito de repúdio a essa iniciativa de uma cultura do aborto em nosso país. O melhor presente que poderemos dar ao Senhor por tantas graças neste Centenário será, sem dúvida, a defesa vida em todas as suas etapas nos pequenos e indefesos, onde ele se faz presente.

Que São José, nosso padroeiro, pai adotivo de Jesus, nos ajude a sermos corajosos na defesa da vida; que Maria, esposa e Mãe de todos os homens, venha em nosso auxílio neste tempo tão grave para a nosso país. Ela nos convida a seguir seu Filho que veio “para que todos tenham vida e a tenham plenamente”.  (Jo 10,10)

Pesqueira, 2 de agosto, no Centenário da Diocese de Pesqueira e no 4º Congresso Eucarístico Diocesano, no ano da graça de 2018.

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR

Bispo de Pesqueira-PE