Dom José Luiz convoca Diocese de Pesqueira para vivência do Ano Josefino

Em comunicado diocesano especial enviado ao clero no dia de ontem (13), Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR,  convocou toda a Diocese de Pesqueira para a realização do Ano Josefino Diocesano. O período festivo será celebrado entre 1º de agosto de 2021 a 1º de maio de 2022, com duas datas especiais: os 103 anos da Diocese (2021) e os 75 anos do Seminário Propedêutico São José (2022).

Na carta de motivação, Dom José destaca a importância de celebrar o Ano Josefino em nível diocesano: ” Como Diocese, queremos nos unir ao Papa Francisco neste momento tão importante para a vida de toda a Igreja, unindo ao Ano da Família Amoris Laetita.”

O bispo explica o significado de celebrar o Ano Josefino na Diocese:

Para melhor vivenciarmos este tempo especial na Diocese, olhemos para José e peçamos que cada um de nós, de modo individual e comunitário, possa desejar:

– viver o AMOR, expresso de modo especial na proximidade para com os demais e nas práticas de promoção humana;

– espalhar a TERNURA em nossas famílias, com gestos de carinho e acolhida para que tenhamos lares mais sadios e cristãos;

– viver na OBEDIÊNCIA a Deus, tal como José, na escuta da voz do Senhor;

– ser ACOLHEDOR, especialmente com o olhar voltado para os que mais precisam;

– alimentar a ESPERANÇA, sem desanimar, mediante os desafios que a vida nos apresenta;

– dedicar-se ao TRABALHO para encontrar nele os meios para uma vida digna para todos;

– exercer a SOLIDARIEDADE para com os que caminham desamparados em busca de amparo e proteção.

Dom José Luiz convocou a Diocese a várias iniciativas preparatórias à realização do Ano Josefino. São elas:

1. Leitura e aprofundamento com os Conselhos paroquiais e movimentos da Carta do Papa Francisco “Patris Corde”;
  2. Destaque para as festas de São José em 19 de março e 1º de maio de 2022.
  3. Promover a devoção a São José nas famílias, em comunhão com o Ano da Família Amoris Laetitia;
  4. Dar destaque à imagem de São José, com a entronização da mesma, no dia 2 de agosto, nas paróquias que ainda não a tenham;
  5. Recitar nas missas dominicais a Oração de São José, proposta pelo Papa Francisco;
  6. Inserir nos temas das festas de padroeiros paroquiais algo ligado à figura de São José;
  7. Incentivar a vivência da “Igreja doméstica” nos lares diocesanos;
  8. Suplicar a proteção constante de São José em favor das famílias, das vocações sacerdotais e religiosas.