Dom José Luiz abre novenário de Santa Águeda, padroeira da Catedral, destacando o Congresso Eucarístico Nacional

Teve início ontem (27) o novenário em honra de Santa Águeda, padroeira da Catedral Diocesana e da o cidade de Pesqueira. A missa foi presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, depois de um dia de programação alusiva às festividades.

Com significativa participação dos devotos e devotas da Santa mártir de Catânia, Dom José Luiz iniciou a sua homilia destacando o Congresso Eucarístico Nacional, fazendo alusão ao tema escolhido para as festividades deste ano na Catedral. Em sua fala, Dom José convidou a todos para dar início em toda a Diocese os preparativos para o Congresso:

“Estamos iniciando este novenário com o coração cheio de esperança. Ele terá como tema “Eucaristia, presença e martírio”. Queremos já iniciar com a Igreja Diocesana e a Igreja do Regional Nordeste 2 o Congresso Eucarístico que acontecerá em novembro deste ano, em Recife. O lema que escolhemos para este ano “Levanta-te e come. Ainda tens um longo caminho a percorrer.” (1Rs 19,7) Queremos olhar para Santa Águeda, olhar para Jesus eucarístico e pedir forças para nós também tenhamos coragem nestes tempos tão difíceis de entregar a nossa vida a Deus. É a Eucaristia que sustenta a vida da Igreja, sobretudo nos momentos mais críticos de guerra, de fome, de tantas outras tantas contrariedades de consequência natural ou consequências humanas.

Dom José destacou que uma das maiores dores do nosso povo, nestes tempos de pandemia, foi a privação da participação da celebração eucarística de modo presencial, sobretudo aos domingos ou diariamente, “porque é Jesus presente na Eucaristia que nos fortalece e nos dá forças para podermos enfrentar os desafios do dia a dia”, enfatizou o Bispo.

O novenário de Santa Águeda prossegue até o dia 5 de fevereiro, data litúrgica do martírio da Santa padroeira, feriado municipal.