Disponível o roteiro “Celebrar em família” para o 1º Domingo do Advento

Está disponível o roteiro “Celebrar em família” para o primeiro domingo do Advento. O material é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, os bispos, nas mais diversas situações e realidades, vão, a partir de um cuidadoso discernimento, orientando suas dioceses, paróquias e comunidades sobre como e quando vão sendo retomadas as celebrações comunitárias presenciais. Contudo, pessoas impossibilitadas por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’ devem ainda, segundo a Comissão para a Liturgia, abster-se de participar das celebrações comunitárias dominicais.

Assim, a Comissão para a Liturgia continua a oferecer a sugestão de Celebração da Palavra de Deus para ser feita em casa, com os familiares. “São muitos os horários de transmissão de missas em nossos canais católicos que podemos acompanhar, mas vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, podemos não só acompanhar, mas celebrar com nossas famílias o Dia do Senhor”.

A Comissão orienta que se faça a escolha de um local adequado para celebrar e rezar juntos: “Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, uma pequena representação do presépio ou da Sagrada Família e uma vela a ser acesa no momento da celebração. Se possível, prepare uma pequena coroa do advento composta por quatro velas dispostas em um círculo de ramos verdes. A cada domingo celebrado uma vela é acesa indicando que cada vez mais vamos nos aproximando da festa do Natal de Jesus Cristo, Luz do mundo”.