Diocese de Pesqueira recebe visita da coordenação nacional da Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária Diocesana, através do seu articulador Pe. Adeildo Ferreira, pároco de Nossa Senhora do Livramento, em Arcoverde, recebe nestes dias a visita do Padre Gianfranco Graziola​, vice-coordenador da Pastoral Carcerária Nacional. Depois de ter visitado a Diocese de Salgueiro ontem, 20, o padre visitou também o presídio de Arcoverde. Hoje, 22,​​ pela manhã, visitou a Colônia Prisional Feminina de Buíque e, à tarde, o presídio de Pesqueira, seguindo depois para Recife em sua visitação.

A visita da Coordenação nacional é animar e fortalecer o trabalho da pastoral carcerária nas dioceses, ajudando na análise das situações das unidades prisionais em vista de propostas para melhoria.

Um dado curioso colhido pela Pastoral Carcerária nas visitas, é que a maior parte da população carcerária é composta por detentos(as) que não estudaram.

Quem é o Pe. Gianfranco?

Missionário da Consolata, italiano, formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, Mestre em Missiologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Pe. Gianfranco realizou um trabalho missionário entre 1991-1999 em Moçambique; em 2001, já no Brasil, em Roraima, dedicou-se à vida paroquial entre os colonos. está visitando os presídios de PE, a convite da Pastoral Carcerária estadual.

De 2002 a 2006 viveu entre o povo Yanomami. Atualmente, vive na periferia de Roraima, realizando trabalhos sobre Justiça e Paz e Integridade da Criação, produzindo e apresentando o programa “Justiça e Paz se abraçarão”, na Rádio Monte Roraima, e escreve para o Jornal Monte Roraima; coordena as Pastorais Sociais da Diocese de Roraima e o Centro de Migrações de Direitos Humanos.

PasCom Diocesana com informações de Geilza Pinheiro