Diocese de Pesqueira realiza momento formativo para leigos sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023

Aconteceu ontem (18) à noite, de modo online, um importante momento para leigos e leigas da Diocese de Pesqueira, dentro da vivência da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Sob a assessoria de Célia Soares, leiga da Diocese de Guarulhos (SP), cerca de 50 pessoas se fizeram presentes à sala de reunião para aprofundamento quando ao Sínodo e encaminhamentos para a sua realização nas paróquias, áreas pastorais e reitoria.

Célia Soares é Mestra em Teologia pela PUC – SP, pós graduada em Mariologia pela Faculdade Dehoniana, membro do Conselho Nacional dos Leigos, doutoranda em Teologia pela PUC (SP) e autora do livro “O perfil mariano da Igreja e a atuação da mulher na Igreja”.

A próxima live será na quarta-feira (23), às 9h, deste vez com o clero diocesano e religiosas.

Com estas lives, a Diocese quer proporcionar a todos os devidos encaminhamentos para que possamos dar continuidade de forma sistemática à fase diocesana do sínodo, tempo de escuta das lideranças e de todo o povo, o que se fará de modo mais direto e efetivo entre os dias 24 de fevereiro a 30 de abril, ouvindo as bases sobre a visão, o papel e a missão da Igreja nos tempos atuais. Um questionário enviado pelo Vaticano e adaptado à nossa realidade diocesana sobre a realidade da Igreja local será enviado nos próximos dias às paróquias e comunidades, dando assim sentido à fase de escuta, tarefa própria de um Sínodo.

Confira a agenda do Sínodo na Diocese

23/03 a 30/04 – Período de escuta nas paróquias, áreas pastorais e reitoria a partir de questionário enviado pelo Vaticano adaptado à realidade diocesana.

1º a 08/05 –  Elaboração da síntese das respostas fruto da escuta

09/05 – Envio das sínteses à Comissão Diocesana do Sínodo.

04/06 –  Encerramento da Fase Diocesana com a realização da Assembleia Pré-Sinodal, em Pesqueira.