Diocese de Pesqueira realiza atualização pastoral do Clero Diocesano

Aconteceu ontem e hoje (15), na modalidade virtual, o Encontro de Atualização Pastoral do Clero com o tema “Os Sete Pecados Capitais à luz da Psicanálise”. Cerca de 150 participantes, entre sacerdotes, diáconos e seminaristas estudaram sobre o tema.  O evento teve um caráter interdiocesano. Além da Diocese de Pesqueira, participaram as Dioceses de Afogados da Ingazeira, Caruaru, Crateús (CE), Floresta, Nazaré da Mata e Salgueiro.

O assessor

Os dois dias de formação contaram com assessoria do Dr. William César Castilho Pereira, da Arquidiocese de Belo Horizonte -MG.  Dr. William possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), especializaçao em Psicologia da Educação e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (graduação e mestrado do Instituto de Psicologia), professor titular do Instituto Santo Tomás de Aquino, professor colaborador da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto Santo Inácio, assessor da CRB e do Instituto de Aconselhamento e Terapia do Sentido do Ser (NATUS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes áreas: psicopatologia, processos de subjetividade, movimentos sociais, cidadania, direitos humanos e análise.

A cada ano, o clero diocesano realiza dois encontros especiais nos níveis de formação e espiritualidade: a atualização e o retiro. São momentos importantes para a formação e  crescimento dos nossos sacerdotes e diáconos. O encontro iniciado hoje vai até amanhã ao meio dia abordando temas especiais a dimensão psicológica do ser humano.