Diocese de Pesqueira realiza Assembleia Pré-Sinodal

Aconteceu no último sábado (04), no Centro Pastoral São João Paulo II, em Pesqueira, a Assembleia Pré-Sinodal, convocada por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano. Lideranças representantes de pastorais, movimentos e serviços, sacerdotes, diáconos, religiosas e seminaristas se fizeram presentes ao auditório Santa Terezinha para aprofundar as conclusões da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, depois da escuta nas paróquias e segmentos sociais.

Após a oração inicial na capela do Seminário, os delegados puderam ouvir o Padre Claudi Gonçalves, assessor do encontro, apresentou aos presentes a síntese das respostas ao questionário enviado às paróquias, áreas pastorais e reitoria. Nas conclusões, receberam destaque:

1. Categorias de pessoas como DESAFIOS para a evangelização: as que frequentam a Igreja e tem algum engajamento pastoral; as que se encontram fora da ação pastoral, embora ocasionalmente frequentem a Igreja; e as necessitam de uma ação inclusiva por parte da Igreja e da sociedade.
  2. A urgência nas ações pastorais de uma ESCUTA e de um DIÁLOGO, em vista da SUPERAÇÃO de várias realidades e mentalidade não mais condizente com o processo de evangelização.
  3. A necessidade da PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS E LEIGAS de modo ativo e efetivo, com a valorização dos Conselhos nas paróquias e comunidades.

Ao final do encontro, Dom José Luiz manifestou sua alegria e gratidão a todos(as) pela participação neste processo sinodal e deu como encerrada a fase diocesana, encorajando aos presentes a seguir a caminhada sem desanimar, em vista de uma Igreja comunhão-participação, centrada no diálogo e na contribuição valiosa de cada pessoa no processo evangelizador.