Diocese de Pesqueira programa “Ano Vocacional”

A equipe designada para coordenar o Ano Vocacional Diocesano realizou encontro no último dia 7, em Pesqueira, a fim de dar encaminhamento à programação a ser vivenciada pela Diocese em vista do seu Ano Vocacional. Coordenada pelo padre José Gomes de Melo (Pe. Nilson), reitor da Casa de Formação Diocesana Mãe da Santa Esperança, em Recife, a equipe ainda conta com a atuação da Irmã Débora, da Congregação de Santa Dorotéia, do diácono permanente José Rivaldo (São Domingos), além de casais da Pastoral Familiar, ECC, Famílias Novas, e ainda jovens, representantes da OVS (Obra das Vocações Sacerdotais), Seminaristas, Movimento Serra Clube e novas comunidades. Também participou do encontro de planejamento, como motivador primeiro, o nosso bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR.

O Ano Vocacional na Diocese está em consonância com o 3º Ano Vocacional no Brasil, que deverá ser celebrado entre 20 de novembro/2022 a 26 de novembro/2023, e terá como lema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e como tema “Vocação: graça e missão”, sob a base bíblica na passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24): “Corações ardentes, pés a caminho.”

A previsão de abertura na Diocese de Pesqueira será no dia 20 de novembro de 2022, com programação a ser divulgada posteriormente.

O Ano Vocacional no Brasil e seus frutos

1983: o 1º Ano Vocacional do Brasil

Favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações. Gerou muitos frutos, entre eles: A dinamização do SAV-PV nos regionais; a produção de subsídios vocacionais (Mês vocacional, Cartazes vocacionais e etc), a realização de escolas vocacionais.

2003: o 2º Ano Vocacional do Brasil

Promoveu um novo despertar vocacional, conscientizou para a vocação e missão batismal na comunidade eclesial e na sociedade, favoreceu a consciência vocacional das comunidades, a redescoberta da universalidade da vocação a  valorização das equipes vocacionais paroquiais e diocesanas, a melhor compreensão do sentido e valor da vocação batismal e a maior compreensão da teologia vocação e das vocações.

2019: o 4º Congresso Vocacional do Brasil

Deu como compromisso a preparação de um projeto para celebrar os 40 anos do primeiro ano vocacional do Brasil. Propondo que no ano de 2023 seja proclamado o terceiro Ano vocacional em âmbito nacional.

A que se propõe o Ano Vocacional?

Cultivar uma sensibilidade vocacional; aprofundar a teologia da graça e missão; fortalecer a consciência do discipulado missionário de todos os batizados e batizadas; acompanhar cada jovem de modo personalizado, numa maior proximidade; despertar vocações à Vida Consagrada e ao Ministério Ordenado; despertar e conscientizar vocações para o Matrimônio; intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos; fomentar nos regionais, diocese e paróquias a consolidação das EVP e EVD.

Com informações do Secretariado Diocesano de Pastoral